CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Art In Vento segue nesta sexta-feira

OSÓRIO – Teve início na segunda-feira (31/10), a 16ª edição do Art In Vento. O Festival, que é totalmente gratuito, retorna de maneira presencial após não poder ser realizado devido a pandemia da Covid-19. Neste ano, aproximadamente 300 artistas do RS e de fora do Estado irão passar pelo palco da Câmara de Vereadores durante os seis dias de evento.

Na manhã de segunda se apresentaram o Grupo Teatral Linguarudos da Escola Dezesseis de Dezembro. Os alunos apresentaram a peça ‘O Diário de Anne Frank’ com direção de Rickelme Franco. Já a tarde, foi a vez do Instituo Estadual de Educação Gomes Jardim de Guaíba subir ao palco com a peça ‘Confissões’, tendo direção de Wesley Hass Santos. Lembrando que as duas apresentações concorrem na categoria Estudantil Adulta. As avaliações ficarão por conta de Carine Sette, Rodrigo Azevedo e Henrique Leal.

A abertura oficial aconteceu na noite de segunda-feira. Para dar início as apresentações, o Grupo Em 21 do Colégio Cenecista Marquês de Herval apresentou o a esquete convidada ‘Viva o Povo Brasileiro’. A apresentação foi realizada pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola, com texto do estudante Enzo Salvo e direção de Henrique Leal.

Na sequência, foi a vez das autoridades falarem. O secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude Eduardo Pellegrini disse estar honrado por estar ali no retorno do Art In Vento pós pandemia, afirmando que “o teatro é a ferramenta fundamental da cultura”. Já o presidente do Legislativo osoriense, Charlon Muller, relembrou a época de juventude, onde subiu no palco da Câmara, durante o Festival de Teatro do Marquês e, no auge de seus 17 anos, foi contemplado com o Prêmio de Melhor Ator de Comédia. “Essa passagem marcou a minha vida. Saber que um dia fiz parte dessa história. Tenho certeza quem está aqui hoje, daqui a 10, 20 anos, vai lembrar da data de hoje. É bom retornar e ver esse movimento aqui. Porque cultura é arte, vida e movimento”, declarou Charlon. O presidente da Câmara terminou seu discurso desejando uma ótima de semana de evento a todos.

Presidente da Câmara Charlon Muller lembrou na época
que atuou fazendo peças quando estudava no Marquês.

Por fim, o prefeito Roger Caputi ressaltou a importância do Art In Vento, o qual, segundo ele, é um espaço de interação, que possibilita qualquer um se expressar por meio do teatro, rompendo a inabilidade. Roger ainda falou do sonho que tem de ver construído o Teatro Municipal, “espaço adaptado para os artistas possam demonstrar seus talentos”. No final, o prefeito Caputi desejou sucesso a todos os envolvidos e ao Festival.

Durante abertura, Prefeito Roger Caputi afirmou ter
sonho de ver o evento ser realizado em um espaço
adequado para artistas se apresentarem.

Após as falas foi apresentado o espetáculo convidado ‘Alice – Uma Aventura Magicamente Fantástica’. A apresentação foi realizada pelo Grupo Teatral Desculpe o Auê, formado pelos alunos do 7º ano do Colégio Cenecista, com direção de Henrique Leal.

Alunos do Colégio Cenecista apresentaram a peça ‘Alice – Uma Aventura Magicamente Fantástica’.

OUTRAS APRESENTAÇÕES

Na terça (1) pela manhã, o Grupo ENE ÃO da Escola Ildefonso Simões Lopes (Rural) apresentou a peça ‘Turma do Chaves’, com direção Lara Borba. A apresentação foi prestigiada por estudantes de escolas de Imbé, além de alunos dos colégios da cidade. À tarde, o Grupo Encena Rural, também da Ildefonso Simões Lopes apresentou a peça ‘O Mágico de Oz’, com direção de Maria Eduarda Ferri.

Vale ressaltar que, diversos alunos precisaram ficar do lado de fora da Câmara, não podendo assistir ao espetáculo, visto que o local não comportava o público presente. Já muitos que conseguiram entrar, tiveram que se contentar com o chão e os corredores do Plenário para acompanharem a peça. O cenário visto foi o mesmo de outros anos. A assessora de Cultura do município Karla Janayna falou sobre o ocorrido. “Como educadora dói falar não, mas a gente tem que pensar na segurança”, lamentou Karla Janayna.

Paralelamente, ocorreu na Biblioteca Fernandes Bastos um workshop sobre Teatro na Educação, com o professor Rodrigo Azevedo. Já na parte da noite, foi a vez do grupo Oficinas de Teatro Era Uma vez de Rio Grande subir ao palco para apresentar ‘Terra Sem Homens’. A peça tem direção de Marlon Britto. Vale ressaltar que as três peças apresentadas na terça-feira concorrem na categoria Estudantil.

Estudantes lotaram a Câmara de Vereadores durante a peça ‘O Mágico de Oz’.

Devido aos bloqueios nas estradas, a peça ‘Fragmentados’ que seria apresentada pelo Grupo Teatral Juventude em Cena da cidade, da cidade de Viamão, na manhã de quarta-feira (2), precisou ser cancelada. A programação seguiu à tarde com um Workshop na Biblioteca Municipal. O tema foi Teatro Na Educação, sendo ministrado pelo professor Rodrigo Azevedo. Já a noite, teve início a categoria Amador com o grupo Circo Rodado de Curitiba (PR). Eles apresentaram a peça Reprises Pareadas.

Na quinta (3), mais três peças foram apresentadas pela categoria Amador: ‘A Noiva do Mar’ da Cia Teatral Era Uma Vez de Guaíba, com direção Marlon Ribeiro Britto; ‘Conversas de Botas Batidas Sobre Delírios e Náuseas’ do Espaço do Ator de Porto Alegre, com direção de Diego Ferreira; e Arco-íris sob um Céu Escuro do Metamorphose: Conteúdo Cultural de Santo Antônio da Patrulha, com direção de Alexandre Malta. Após, houve a Noite do Karaokê no Louie’s Bar.

As apresentações seguem nesta sexta-feira (4). A partir das 9h e 30min, o grupo Casullo de Palmares do Sul sobe ao palco da Câmara para apresentar a peça ‘O Lobo Disfarçado, com direção de Bianca Flores. Às 14h e 30min o Grupo paranaense Circo Rodado volta a se apresentar, dessa vez com a peça ‘Circo Zika’. Já a noite, a partir das 19h e 30min, o Teatro Centelha de Montenegro apresenta a peça ‘Beco de Três Ruas’ (+14), com direção de Dani Reis.

E para fechar a programação, acontecerá a tradicional Sessão Maldita. O grupo osoriense 1º ATO apresentará Mac Beth In Pop – Guerras Urbanas, com direção de Henrique Leal. A apresentação acontecerá às 23 horas, na Biblioteca Fernandes Bastos. É necessário retirar a senha antecipadamente, visto que elas são ilimitadas. Vale ressaltar que a Sessão é para maiores de 18 anos. Já no sábado (5), acontecerá a Cerimônia de premiação, a partir das 17h, na Câmara de Vereadores.

Fotos: PMO

.