Aquário do Memorial das Águas recebe espécies nativas
OSÓRIO – Na manhã de segunda-feira (24), o Memorial das Águas recebeu a visita das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, o projeto atende crianças, adolescentes e idosos da cidade, que estão em situação de vulnerabilidade.
Durante a visita, os pequenos puderam conhecer o Museu e aprender sobre a fauna e flora da Lagoa do Marcelino. Eles também puderam ver o aquário do Memorial, que já conta com espécies de peixes e plantas nativas como: Lambari, Barrigudinho, Tilápia (peixes), assim como Aguapés, Junco (plantas), etc. Vale ressaltar que o aquário foi adquirido em parceria com a Emater e o Museu do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do RS (UFRG), sendo os animais adquiridos por meio de pescadores cadastrados junto a Emater.
A visitação contou com a presença do coordenador do Jogue Limpo com Osório, Aluízio Verdinho. Segundo ele, os novos atrativos do Complexo da Lagoa do Marcelino têm aumentado a visitação no local, principalmente das escolas municipais, que têm incentivado à educação ambiental. Além do aquário, o Complexo também passou a contar com um Chimarródramo e, mais recentemente, um Ecoponto Ecológico para o recolhimento de garrafas pet.