SOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Apresentação do Terno de Reis aconteceu no Largo dos Estudantes

Grupo Osório Cidade de Luz foi o primeiro a se apresentar no evento.

OSÓRIO – O Largo dos Estudantes Sônia Chemale recebeu na noite de quinta-feira (6), as apresentações do Terno de Reis. O evento contou com a presença do prefeito Roger Caputi, do vice-prefeito Martim Tressoldi, do secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude Dudu Pellegrini, entre outras autoridades municipais.

O vice-prefeito, durante sua fala, lembrou que em 2021 não houveram as festividades na cidade, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus. Na ocasião, foi gravada uma apresentação e disponibilizada a população, por meio das redes sociais.

Tressoldi, que é membro de um grupo, lamentou que dois companheiros acabaram sendo diagnosticados com Covid e, por isso, não iriam se apresentar: “Estou satisfeito porque os encontros puderam acontecer. Claro que diminuíram as apresentações, mas nós ainda precisamos nos cuidar”, declarou o vice-prefeito. Já o prefeito Roger ressaltou a importância de manter os grupos ativos, sempre se renovando, podendo continuar assim, realizando a tradição no município, fazendo com que Osório seja referência no Terno de Reis.

Ao todo, quatro grupos subiram ao palco para apresentar diferentes canções. O primeiro a se apresentar foi o grupo Osório Cidade Luz. Na sequência se apresentou o grupo Nossa Senhora de Lurdes, da localidade da Baixada. Também se apresentaram os grupos Tradição, da Borússia e Família Rosa, de Maquiné. No final foram entregues troféus de participação a todos os grupos de Terno de Reis.

TERMO DE REIS – Refere-se a canções e pequenos grupos de músicos que as realizam, com referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus recém-nascido, baseado na tradição religiosa portuguesa. Tradicionalmente, esses grupos percorrem as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis.

A tradição se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os quais os chamados Três Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, iniciaram sua procura por Jesus no dia 25 de dezembro e o encontraram no dia seis de janeiro. Desse modo, é comum que os grupos, tradicionalmente compostos por três cantores do Terno e outros instrumentistas, cheguem às casas de suas comunidades de surpresa durante a noite, entre os dias 25 de dezembro e 06/01 de cada ano.

O grupo Família Rosa, de Maquiné, encerrou as festividades do Terno de Reis.

Fotos: Divulgação