Apenados da PMEO recebem Certificado de Formação Escolar

Ao todo, 146 detentos da Penitenciária de Osório participaram da cerimônia. - FOTO: Rodrigo Pereira de Borba

A Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO) realizou na última sexta-feira (15), a cerimônia de formatura de mais de 100 apenados, por meio do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Novos Ventos. Esse é um dos 28 NEEJAS que existem no RS, por meio de convênio entre a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), o qual possibilita que os presos possam concluir seus estudos.

Ao todo, 146 detentos receberam o Certificado de Conclusão, sendo 82 do Ensino Fundamental e 64 do Ensino Médio. Para o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, “o acesso à educação é uma das principais oportunidades para as pessoas privadas de liberdade. Isso abre novas perspectivas para quando retornam ao convívio social, conseguindo uma melhor colocação no mercado de trabalho, o que diminui sensivelmente o índice de reincidência no crime”, declarou Schwartz. Já para a diretora do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, Rita Leonardi, esses números ressaltam a importância da educação formal no processo de cumprimento de pena e posterior retorno à sociedade.

A cerimônia contou ainda com a participação de representantes da Divisão de Educação do DTP, da 1ª Delegacia Penitenciária Regional, da equipe técnica do estabelecimento prisional, de professores da Escola Novos Ventos e de representantes da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).