CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

APAE realizará diversas atividades durante Semana Nacional de Pessoas com Deficiência

OSÓRIO – Entre os dias 21 e 28 de agosto, acontece a Semana Nacional de Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste ano, o tema será: Conectar e somar para construir inclusão. Durante este período, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Osório irá realizar uma série de atividades com seus alunos.

A diretora-administrativa da APAE, Elaine Cardoso (Katu), ressaltou que o evento é uma oportunidade maravilhosa de conscientização, inclusão e celebração da diversidade. “Durante essa semana especial, temos uma programação diversificada de atividades educativas que vão mostrar a importância de acolher e incluir. Essa é a hora de mostrar que todo mundo tem seu lugar e merece respeito. Vamos participar dessa oportunidade de aprender, compartilhar e mostrar que a inclusão é fundamental”, ressaltou Katu.

A programação iniciou na segunda-feira (21), com uma integração entre os estudantes da APAE e a da Escola Osvaldo Amaral. Já na terça (22), pela manhã, os alunos da APAE participaram de uma aula de Beach Tennis, no Vila Esportes. Vale ressaltar que a atividade faz parte de uma parceria realizada entre o local e a instituição, iniciada em março deste ano, onde os proprietários do Vila resolveram levar a modalidade aos estudantes da APAE.

Segundo Neimara Bittencourt, uma das proprietárias do Vila Esportes, a iniciativa tem proporcionado momentos especiais e inclusivos para os alunos. Ela explica que o interesse em colaborar com a APAE surgiu da admiração pelos projetos desenvolvidos na instituição. “Queríamos proporcionar um momento de esporte e bem-estar aos alunos, e o Beach Tennis foi a escolha perfeita”, afirmou.

A inclusão é a principal preocupação do projeto. A adaptação do Beach Tennis para cada aluno é essencial, garantindo participação individual e proveitosa. “A evolução dos alunos é visível, além da alegria durante as partidas, que é inspiradora.  A parceria é uma via de mão dupla, com o Vila aprendendo e crescendo junto com a APAE. O envolvimento com a instituição tem um lugar especial em nosso coração, e estamos comprometidos em continuar apoiando o projeto”, acrescentou Neimara Bittencourt.

Ainda segundo Neimara, para o futuro, a expectativa é expandir o projeto e contar com apoiadores para uniformes, raquetes, bolinhas e realizar um jogo de apresentação dos alunos. “Essas iniciativas buscam demonstrar o valor do esporte na vida das pessoas e reforçar o espírito de inclusão”, concluiu a proprietária do Vila Esportes. Lembrando que o trabalho acontece todas as terças-feiras, às 10h, e é realizado pelos professores Tales Becker e Iosemar Bittencourt (irmão de Neimara), com a participação de voluntários.

OUTRAS ATIVIDADES

Na tarde de terça-feira, foi a vez dos alunos da APAE realizarem um passeio à praça da Lagoa do Marcelino. No mesmo dia, o auditório da Osvaldo Amaral recebeu uma palestra com a pedagoga Vivian Gil. Com o tema ‘Inclusão Escolar’, a atividade contou com professores das Escolas Osvaldo Amaral e Vó Eugênia.

As atividades continuam nesta quarta (23), na Escola de Educação Especial Vó Eugênia, onde os alunos participarão de uma gincana, durante todo o dia, com direito a distribuição de lanche especial. Além disso, a programação ainda contará com o Encontro Regional das APAEs, Visitação a APAE Osório, Missa, Integração Esportiva e muito mais.

Alunos da APAE participam de aula de Beach Tennis no Vila Esportes.