POLICIALSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Antiga Colônia de Férias da UFRGS é ocupada por estudantes

Na manhã de sexta-feira (10), estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em movimento articulado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da instituição, ocuparam o prédio da antiga Colônia de Férias da universidade, no Campus Litoral Norte (CLN), em Tramandaí. No local, que está cedido para a Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais (PROIR), funciona o Centro de Inovação da UFRGS.

Além disso, no mesmo dia, o DCE ocupou a sessão do Conselho Universitário (CONSUN) que acontecia na reitoria. Segundo os estudantes, a vice-reitora, que está ocupando o cargo de reitora em exercício, Patrícia Pranke, havia negado a entrada dos representantes na reunião, mas após conversas conseguiram entrar na sessão. A reitoria, então, chamou a Brigada Militar (BM) e encerrou a reunião. De acordo com relatos, conselheiros tiveram que escoltar estudantes até a saída do prédio.

Segundo os manifestantes, os alunos convivem com um problema crônico relacionado à moradia na região. Além de não haver moradia estudantil na universidade, o auxílio moradia pago a alguns estudantes é de R$ 450,00, o que não é suficiente para pagar aluguéis no Litoral. A principal reivindicação dos estudantes é que a Colônia de Férias seja utilizada como moradia estudantil. O local já se encontra parcialmente desativado, com parte de sua estrutura entregue à um centro de inovação gerido pela iniciativa privada. “No Campus Litoral Norte e no Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos), que fazem parte da UFRGS Litoral Norte, nós não temos uma moradia estudantil e não há edital de auxílio moradia desde antes da pandemia”, disse o aluno Raul Orcy.

Estudantes pedem que local seja utilizado como moradia para alunos do Campus do Litoral Norte.

DESOCUPAÇÃO DO PRÉDIO

Na manhã de sábado (11), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu suspender, em parte, a reintegração de posse do prédio ocupado desde sexta-feira (10) de manhã por estudantes da UFRGS, em Tramandaí. Vale ressaltar que, a reitoria da instituição havia ajuizado o pedido de reintegração, que aconteceria ainda na manhã de sábado. O despacho dado pelo desembargador plantonista Luís Alberto D’Azevedo Aurvalle prorroga o prazo para desocupação do local até o meio dia de segunda-feira (13), o que foi cumprido. Antes disso, ainda no domingo (12), um ônibus com cerca de 20 estudantes da UFRGS Porto Alegre, já havia deixado o local em direção a capital.

Brigada Militar acompanhou alunos durante desocupação do prédio. – FOTO: Talis Ramon