Animal morre ao encalhar pela segunda vez em praia da região
Moradores e veranistas que estiveram na praia de Imbé durante a tarde de segunda-feira (19), registraram a presença de uma baleia. O animal, da espécie Cachalote-Pigmeu (Kogia breviceps), estava encalhado próximo a areia. Após serem informados do fato, os guarda-vidas acionaram a Patrulham Ambiental (Patram), que imediatamente começaram o trabalho para retirada do animal da praia e devolução ao mar.
De acordo com o comandante da Patram de Tramandaí, o tenente Juares Matias, a baleia estava bastante debilitada e apresentava algumas lesões. Após o trabalho sem sucesso dos agentes, com auxílio de uma embarcação da Transpetro, o animal foi finalmente levado para alto mar.


Entretanto, no final da tarde de segunda, o animal voltou a encalhar, desta vez na orla de Tramandaí. Mesmo com o esforço dos agentes, a baleia acabou não resistindo e vindo a falecer. Com auxílio de uma máquina da prefeitura de Tramandaí, a carcaça foi levada ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), onde será analisada para a identificação da causa da morte.

Após a carcaça ser analisada pelos médicos veterinários da Universidade Federal do RS (UFRGS), o esqueleto do animal será preparado e levado para o Museu de Ciências Naturais (Mucin) do Ceclimar, onde fará parte da coleção e ficará a mostra dos visitantes. Segundo a bióloga Cariane Trigo, o animal morto trata-se de uma fêmea jovem, de 2,45 metros de cumprimento. Ainda conforme a especialista, animais como a Cachalote-Pigmeu possuem hábitos oceânicos e, dificilmente, são vistos perto da Costa gaúcha. E, quando isso ocorre, é porque já estão bastante debilitados.
