Animais são encontrados em praia do Litoral

Registro de animal encontrado na praia de Arroio do Sal.

Moradores e veranistas que frequentam as praias do Litoral Norte gaúcho têm observado a presença de um animal diferente. Dezenas de pessoas afirmaram ter visto um bicho de coloração azul na areia e próximo ao mar em Arroio do Sal e Capão da Canoa. Trata-se de uma lesma da família Glaucus atlanticus, conhecido popularmente como ‘Dragão Azul’.

Embora não seja venenoso, especialistas na fauna marinha alertam para contato com esse animal, visto que, ele pode armazenar o veneno de sua presa “favorita”, a Caravela Portuguesa, espécie que também é encontrada em praias da região. O animal azul pertencente ao grupo dos cnidários, organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Eles produzem toxinas e células urticantes, iguais as das águas-vivas, podendo causar queimaduras ao tocar na pele.

O recomendado é que as pessoas fiquem longe da espécie para evitarem qualquer tipo de problema. Ao sentir qualquer queimadura, irritação ou coceira, a pessoa deve procurar a guarita mais próxima e pedir ao guarda-vidas para que aplique vinagre para inativar as células. Já em casos mais graves de tontura e náusea, é necessário procurar atendimento médico.

Caravelas Portuguesas causam queimaduras no contato com a pele.

OUTRO ANIMAL ENCONTRADO

Outra criatura estranha de coloração azulada foi encontrada na praia de Araçá, em Capão da Canoa. Trata-se de um Dosima fascicularis, também conhecido como Craca-Boia. O animal é uma espécie de crustáceo que vive na superfície do oceano. Ele se fixa a um flutuador feito por ela mesma ou por objetos que encontra na água, como algas, penas, plásticos e até tartarugas. Encontrado em diferentes regiões do planeta, o Craca-Boia é inofensivo e não apresenta riscos em caso de contato com humanos.

Craca-Boia foi visto em praia de Capão da Canoa.