Análise de Sistemas do IFRS, Campus Osório obteve nota máxima no Índice Geral de Cursos do MEC

Análise de Sistemas do IFRS, Campus Osório obteve nota máxima no Índice Geral de Cursos do MEC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) conquistou mais uma vez o conceito quatro no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala que varia de 1 a 5, em ordem crescente de avaliação. O IGC é um indicador de qualidade da educação conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Os dados referem-se ao ano de 2021 e foram divulgados na última terça-feira (28/03).

O IFRS avançou no Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo, passando de 3,266 para 3,285. Com essa melhora, ficou com o segundo maior IGC contínuo entre os 38 Institutos Federais, atrás apenas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que registrou 3,349. No IGC anterior, de 2019, o IFRS estava com a quarta melhor avaliação do país no IGC contínuo entre os IFs. O cálculo do Índice Geral de Cursos inclui a média de desempenho de cursos de graduação nos últimos três anos combinada com conceitos de programas de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

CURSO DO CAMPUS OSÓRIO TEM NOTA MÁXIMA

O desempenho dos cursos de graduação é definido com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC). Os CPCs referentes ao ano de 2021 também foram anunciados em 28 de março pelo Inep. Esse indicador considera o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação no Enade, a infraestrutura e os recursos didáticos, o número de alunos matriculados e o corpo docente por meio de sua titulação e regime de trabalho.

O IFRS teve 21 cursos com o Conceito Preliminar divulgado. Desses, dois conquistaram a nota máxima (5). Entre eles está o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Osório, que obteve CPC na faixa 5 e registrou o 4º melhor CPC contínuo do país (4,279) entre os 482 cursos da área avaliados no país, considerando instituições públicas e privadas. O outro curso nota máxima foi a Licenciatura em Matemática do Campus Canoas, com conceito na faixa 5 e o 12º melhor CPC contínuo entre os 420 cursos da área (4,001). Dos demais, 15 cursos do IFRS obtiveram conceito 4; e quatro cursos receberam a nota 3 (a lista completa está disponível em: www.ifrs.edu.br/osorio.