CIDADEDESTAQUESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Alunos do Instituto Federal produzem alimentos para as famílias atingidas pelas enchentes

Em prol de auxiliar as pessoas atingidas pela enchente no Estado, 11 instituições de ensino gaúchas resolveram se unir e produzir pães, bolos, cucas e panetones para as famílias desabrigadas. Os alimentos são produzidos de forma voluntária por professores, técnicos, egressos e estudantes de cursos da área de Alimentação (Confeitaria, Gastronomia e Panificação).

Criado no início de maio, o Projeto, nomeado Panific-AÇÃO, conta com a participação de empresas e 11 instituições de ensino do RS. Fazem parte do Projeto as seguintes instituições: Rede Calábria, Senai, Senac, Uniritter, Fadergs, Unisinos, UFCSPA, UFRGS, Instituto Sul Doce, Movimento por uma Infância Melhor, além do Instituo Federal do RS (IFRS), por meio do curso de Panificação dos Campi Osório e Porto Alegre.

A elaboração dos produtos ocorre em cozinhas e nos laboratórios de ensino dos cursos. Vale ressaltar que o Campus Porto Alegre do IFRS segue alagado, não podendo ser utilizado. No entanto, servidores e alunos atuam em outras frentes, como a integração entre as instituições, a organização e a coordenação das atividades.

Segundo o coordenador do Projeto, o professor Odoaldo Ivo Rochefort Neto (IFRS, Campus Porto Alegre), as empresas parceiras já doaram aproximadamente três toneladas de insumos para a fabricação dos pães. Produzidos diariamente, após estarem prontos, os alimentos são enviados a abrigos, a entidades que prestam ações sociais ou a trabalhadores envolvidos no atendimento às vítimas.

No momento, o Panif-AÇÃO precisa de mais voluntários para atuar na produção, no transporte dos insumos até os locais de elaboração dos pães e também para levar os itens prontos até os abrigos. Interessados em contribuir podem fazer contato pelo e-mail: odoaldo.rochefort@poa.ifrs.edu.br.