REGIÃOSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Alunos de Xangri-lá são beneficiados com desenvolvimento socioemocional para potencializar aprendizagem

Em 2022, a prefeitura de Xangri-lá firmou uma parceria com a empresa Mind Lab junto à Rede Pública de Educação do município.

A prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação de Xangri-lá contam com o apoio da empresa Mind Lab, referência no desenvolvimento de tecnologias de impacto social por meio da abordagem socioemocional, junto à Rede Pública. Por meio do Programa MenteInvoadora, a parceria beneficia 2.115 alunos entre Pré-escola e 3º ao 9º ano das oito escolas da Rede Municipal. Partindo da capacitação constante dos professores da rede municipal, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

A professora Priscila Silveira Bett, que leciona para crianças na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Rainha do Mar, já incorporou ao seu plano de aula semanal os recursos disponibilizados pelo Programa MenteInovadora. Ela destaca o que chamou sua atenção: “Nada é imposto pela metodologia. As dúvidas vão surgindo e vamos trabalhando as questões de forma fácil. A transcendência se dá durante todo o processo. E cada um dos meus alunos, que estão na faixa de cinco anos, vão relacionando as etapas do jogo à experiência deles”. Priscila relembra um dos jogos utilizados, A Hora do Rush, que propõe, por meio da simulação de uma rua cheia de carros, que as crianças aprendem brincando, conversando e discordando, a chegar a conclusões sobre qual é o melhor caminho para seguir até o seu objetivo.

A professora Carolina Silveira Cardoso Bazanella, que leciona Língua Portuguesa no 6º e 7º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Petronilha Maria Alves dos Santos, destacou a importância da contextualização proposta pela metodologia para a aplicação dos recursos. Carolina preparou uma sequência de aulas utilizando o material disponível, partindo do Método do Semáforo e os Jogos Cartão Vermelho e Quatro Elementos. Nas atividades, lançou mão da associação com os cartões utilizados por um juiz em um jogo de futebol. “As aulas foram muito significativas. Os meus alunos se identificaram muito com os jogos, especialmente quando relacionamos ao futebol, e passaram a fazer referência aos seus aprendizados em diversos momentos da aula, inclusive, durante as avaliações, em que ressaltavam a importância de parar para refletir e analisar a questão da prova, antes de responder”, conta Carolina.

Professoras realizam diferentes atividades com os alunos. – FOTO: PMX

A partir de atividades associadas a métodos de organização do pensamento, os professores utilizam jogos de raciocínio para estimular reflexões. Eles funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano inseridos na rotina semanal dos alunos. O objetivo é desenvolver funções socioemocionais e cognitivas dos estudantes e construir seu autoconhecimento e autocontrole. Além disso, os alunos são contemplados com um Kit para ser usado em casa, do qual faz parte o Livro da Família, que contempla uma jogoteca para promover momentos de desenvolvimento das habilidades socioemocionais em casa.

No início de março, ocorreu mais um workshop de formação dos professores da Rede Pública de educação de Xangri-lá. A proposta foi reforçar os pilares da metodologia Mind Lab e propiciar que eles vivenciassem um dos jogos de raciocínio levados aos alunos. Os professores foram divididos por segmento – Educação Infantil (somente pré-escola II – 5 anos), Fundamental I e Fundamental II.

Workshop de formação ocorreu na EMEF Petronilha Maria Alves dos Santos. – FOTO: Mind Lab

ATUAÇÃO NO RS

Atuante no Brasil desde 2006, o Programa já auxiliou mais de 5,6 milhões de pessoas. Atualmente, impacta a vida de 500 mil alunos e mais de 40 mil professores em 17 Estados brasileiros. No Rio Grande do Sul desde 2011, a Mind Lab já atuou com 16 municípios – Aratiba, Canoas, Caxias do Sul, Estância Velha, Igrejinha, Parobé, Pelotas, Portão, Porto Alegre, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapucaia, Tramandaí, Viamão e Xangri-lá, impactando 119.560 estudantes e 358.680 familiares. Atualmente, colabora com a rede pública de educação em outros municípios, como Aratiba, Araricá, Nonoai, Portão e Porto Alegre, além de escolas privadas em diversos municípios gaúchos.

“A Mind Lab oferece aos seus parceiros a inclusão de uma metodologia de ensino no dia a dia escolar que preconiza o desenvolvimento das habilidades socioemocionais como a força motriz para impulsionar a recomposição das aprendizagens. Para isso, uma disciplina focada neste segmento é inserida no currículo das escolas, com atividades concretas utilizando diversos recursos pedagógicos, visando auxiliar na aprendizagem de língua portuguesa e matemática”, explica o gerente de Projetos Especiais da Mind Lab, Thiago Zola.

Para isso, usa-se um tripé composto por métodos metacognitivos, o professor como mediador e jogos de raciocínio. Os conteúdos estão alinhados com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se agregam à prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa. Os métodos metacognitivos são ferramentas que ajudam na organização do pensamento para elencar prioridades, visualizar diferentes alternativas para a resolução de problemas e gerenciar recursos. Os professores são responsáveis por criar condições para que esse exercício seja possível. Para isso, passam por formações constantes e recebem manuais para estruturar cada lição.

Os jogos de raciocínio, por sua vez, funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano. Essas atividades, que também incluem brincadeiras, dinâmicas, leituras, debates, seminários e outras ferramentas de ensino, promovem o desenvolvimento de funções socioemocionais e cognitivas dos alunos, que os ajudam a construir seu autoconhecimento e autocontrole. “O mundo está em constante transformação, com os avanços tecnológicos. Se mantivermos um padrão de ensino tradicional, com apenas um livro, um quadro e o giz, não vamos ter retenção dos alunos e nem engajamento. Por isso, ao implementar um método que utiliza como recurso pedagógico não somente livros e atividades, mas jogos de raciocínio e outros recursos pedagógicos, estamos ativando uma série de outras potencialidades no indivíduo”, detalha Zola.

PROGRAMA MENTE INOVADORA

Por meio do Programa MenteInovadora, a Mind Lab trabalha com cerca de 50 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento para alunos de um a 18 anos. Os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo semestre.

MIND LAB

A Mind Lab existe para mudar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergia entre projetos que impactam mais de 15 milhões de pessoas, reduzindo desigualdades educacionais e tirando pessoas da linha da pobreza. Por meio de metodologia própria, focada na abordagem socioemocional, e busca a recomposição de aprendizagem escolares utilizando recursos para o ensino de componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Atualmente atua junto a redes públicas e instituições privadas dos estados de Alagoas, Acre, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.