Alunos de Osório são premiados em Mostra Científica

Estudantes da Osvaldo Bastos Ana Clara, Isadora, José Henrique e Lara, ao lado professor e orientador Ronaldo Faller.

OSÓRIO – Entre os dias 11 e 14 de setembro, ocorreu a III Mostra Científica do Litoral Norte Gaúcho (Moscling). O evento, que é realizado pela Universidade Federal do RS (UFRGS), ocorreu de forma hibrida e também presencial, no Campus Litoral Norte, em Tramandaí. Já a divulgação dos premiados ocorreu no dia 16/09, também de maneira online.

Entre os premiados, estão quatro estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Osvaldo Bastos. Orientados pelo professor de Espanhol Ronaldo Faller, Ana Clara Terra, Isadora Benedito, José Henrique Detânico e Lara Monticelli conquistaram o terceiro lugar na categoria Relato de Experiências, com o trabalho intitulado: Descolonizar é preciso: Estudo da Linguagem a partir da Matriz Indígena.

Segundo o professor Ronaldo, “o estudo inverte a lógica dos estudos da linguagem, onde o foco não é estudar as línguas dos colonizadores e sim, buscar a partir destas linguagens, num processo de descolonização do conhecimento, ou seja, reconhecer a Língua Indígena como matriz de um território colonizado”.