CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Alunas do Litoral são premiadas no South Summit Brazil

Entre os dias 09 e 11 de abril, o Cais Mauá, em Porto Alegre, recebeu mais uma edição do South Summit Brazil (SSB) 2025. O evento recebeu 23 mil participantes de 62 países. O público participante pode conferir mais de três mil startups, além de palestras e outras atrações.

Paralelamente ao SSB, ocorreu o RS Innovation Stage, evento realizado no palco do Governo do Estado. Na tarde de sexta-feira (11), ocorreu a entrega do Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho. A iniciativa é organizada pela Secretaria de Educação do RS (Seduc) e, a sua sexta edição, premiou 30 estudantes de Escolas Públicas Municipais, Estaduais e Federais do Estado, que se destacaram em competições do conhecimento e Olimpíadas Científicas Nacionais e Internacionais no ano passado. Além deles, 13 professores responsáveis por orientar os estudantes também foram mencionados.

Entre os premiados estão Marcella Gonçalves e Natália Euzébio. As alunas do Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório, receberam o prêmio. A honraria foi recebida pelo trabalho ‘Estudo de extratos aquosos na inibição do agente causal do fungo que provoca a doença do tronco da videira’. O estudo, que teve orientação da professora Flávia Twardowski, teve destaque na Science Busker Festival, realizado em 2024, no Zimbábue, país da África.

“Encerrar ciclos nunca é uma tarefa fácil. Esse, em especial, principalmente. Foram quatro anos de inúmeras vivências e sentimentos que eu pude desfrutar estudando no Instituto Federal. Eu pude realizar sonhos que eu nunca havia imaginado serem possíveis e com o tempo isso vem me instigando a sonhar cada vez mais alto. O Instituto Federal é muito mais do que uma instituição pública, gratuita e de qualidade. É o nosso lar durante todo o período de formação, onde passamos por muitos momentos difíceis e de pressão, mas que também nos proporciona espaço para explorarmos tudo o que gostamos – seja na área das ciências, artes, esportes, no ensino, pesquisa ou extensão. Eu me sinto muito feliz de ter tido a oportunidade de errar, crescer, aprender e evoluir nessa instituição tão única. E, com toda certeza, esse encerramento não poderia ter sido melhor do que está sendo. Receber o prêmio de Jovem Talento Científico Gaúcho é uma forma de fechar com chave de ouro tudo o que eu tenho vivido nos últimos anos, sendo uma honra que ficará para sempre comigo”, declarou a estudante Marcella Gonçalves.

Marcella Gonçalves foi uma das alunas do Campus Osório do IFRS premiadas.
Marcella Gonçalves foi uma das alunas do Campus Osório do IFRS premiadas.

Além delas, as estudantes Mariana Rodrigues e Vitória Oliveira da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha, também foram contempladas com o prêmio. O Projeto ‘Pó de Rocha Basáltica do município de Santo Antônio da Patrulha – RS: Um Olhar em Direção às suas Potencialidades como Fertilizante na Agricultura Familiar’ teve orientação dos professores Bianca Salazar dos Santos e Matheus Santos de Carvalho e foi apresentado na I Fest Tunísia, realizado no ano passado no continente africano.

Vitória e Mariana, da Escola Patrulhense (SAP), também foram contempladas com o prêmio.
Vitória e Mariana, da Escola Patrulhense (SAP), também foram contempladas com o prêmio.

CRÉDITOS: Divulgação