Alunas do Litoral são premiadas em evento na Tunísia
Entre os dias 22 e 28 de março, a cidade de Mahdia, na Tunísia, recebeu o Festival Internacional de Engenharia, Ciência e Tecnologia da Tunísia (I-FEST2). Considerada uma das maiores Feiras Internacionais da África, ela contou com mais de 180 projetos de 32 países de todos os continentes, os quais foram elaborados por estudantes entre 14 e 24 anos.
Após se destacarem no Infomatrix Brasil 2023, levando o prêmio Platino e sendo reconhecidas com publicações em revistas científicas, as alunas da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Patrulhense (Santo Antônio da Patrulha) Mariana Rodrigues e Vitória Ligabue estiveram representando o Brasil no evento. Com orientação da professora Adriana do Nascimento Santos, o projeto intitulado ‘Pó de rocha basáltica de Santo Antônio da Patrulha/RS: um olhar em direção às suas potencialidades como fertilizante na agricultura familiar’, conquistou a Medalha de Bronze no Festival.
Acompanhadas da diretora da Escola Patrulhense, Bianca Salazar dos Santos, e do professor Mateus Carvalho, Mariana e Vitória estiveram presentes na cerimônia de premiação, onde receberam a honraria. “Ainda estou tentando assimilar tudo o que vivemos nos últimos dias. Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida”, relatou Vitória Ligabue.
“Os sentimentos são diversos. Foram dias incríveis, desde o início, momentos de pular de alegria e outros de incertezas. Mas, o mais importante é que chegamos até aqui, onde tanto queríamos, não só por conhecer um país diferente, culturas diferentes, mas também por trazer o quer criamos do zero para cá, que é o nosso projeto. Com certeza poder representar o nosso país em uma Feira com mais de 100 projetos diversos foi especial“, declarou a estudante Mariana Rodrigues.