GERAL

Alerta de temporal é discuto durante reunião entre Amlinorte e Defesa Civil

A Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) se reuniu com a Defesa Civil do Estado durante a manhã de quarta-feira (9). A reunião ocorreu de maneira online e contou com a participação de representantes do Ministério Público (MP), da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), das Coordenadorias Regionais de Educação (11ª CRE) e Saúde (18ª CRS), além da CEEE Equatorial.

O encontro foi para discutir sobre os alertas de emergência climáticos anunciados para a região até esta sexta (11). O presidente da Amlinorte, Ique Vedovato, orienta a população que permaneça em alerta, procurando evitar situações de risco. O prefeito de Imbé também informa que as autoridades estão preparadas para atender qualquer necessidade.

Já a Defesa Civil deslocou equipes aos municípios da Encosta da Serra do Litoral Norte para dar assistência e orientação em caso de confirmação das previsões meteorológicas. Conforme a previsão do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), divulgada pelo Centro de Operações da Defesa Civil do RS, as cidades com mais chances de serem atingidas pelo temporal na região são: Caraá, Itati, Maquiné, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas, além de Riozinho e Rolante, sendo as duas últimas no Vale do Paranhana.

ALAGAMENTOS

A forte chuva que atingiu a região durante a tarde de quarta (9), acabou causando alagamento em alguns municípios do Litoral. O CBM registrou mais de 10 atendimentos a moradores. Em Cidreira, algumas pessoas acabaram precisando deixar as suas casas. Os bairros mais atingidos foram os bairros Costa do Sol, Chico Mendes, Ildo Meneghetti e Parques dos Pinos.

Em Balneário Pinhal, três famílias foram socorridas, todas na praia de Magistério. Em outra situação, os bombeiros precisaram atender uma mulher que acabou passando mal. Ela foi levada ao Pronto Atendimento 24 Horas (PA24H) da cidade e passa bem. Já em Palmares do Sul, os bombeiros precisaram resgatar duas famílias em Quintão. Em um dos casos, uma gestante e cinco crianças tiveram que sair de casa passando por dentro d’água.

Diante da situação, as prefeituras de Cidreira e Pinhal optaram por cancelarem as aulas durante a quinta-feira (10), situação que também se repetiu na Escola Bento Gonçalves, localizada no balneário de Quintão, em Palmares.

Chuva deixou ruas embaixo d’água nos municípios de Cidreira, Palmares e Pinhal.
Chuva deixou ruas embaixo d’água nos municípios de Cidreira, Palmares e Pinhal.

CRÉDITO: CBM