SOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Alceu Moreira participa de lançamento do projeto Educação do Futuro

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lançaram na tarde da última quinta-feira (2), o programa Educação do Futuro – série de diretrizes que vão guiar as políticas públicas de gestores e lideranças do partido na área da educação. O lançamento ocorreu em Porto Alegre, no Teatro Dante Barone, na sede da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS).

Na abertura dos trabalhos, o presidente da FUG, o deputado federal Alceu Moreira (MDB), afirmou que é preciso estabelecer a escola como um espaço de descoberta, capaz de reduzir as distâncias para o ensino privado e promover a igualdade de oportunidades. “Por que uma criança prefere o celular à sala de aula? Porque ali naquela tela está um espaço de descoberta e vida. Precisamos desenvolver um projeto de educação que estimule a inserção da tecnologia e, que tenha como resultado, capacitar e vocacionar nossas crianças e jovens para o empreendedorismo e as tendências do novo mercado de trabalho”, provocou Alceu.

O objetivo do programa é apresentar caminhos para que gestores municipais e estaduais, lideranças políticas, organizações e especialistas se engajem na busca por soluções efetivas para a educação no Brasil. Vale ressaltar que a educação é uma das prioridades da FUG e do MDB para 2023. Alceu acredita que “a educação é o caminho estruturante e democrático para alcançar o desenvolvimento humano e econômico”. “O programa Escola do Futuro foi concebido pelos melhores especialistas do país, e está à disposição de todos os gestores que, assim como eu, desejam estabelecer a escola pública como espaço de descoberta e vida, capaz de promover a igualdade de oportunidades. O desafio que temos pela frente é grande, mas quando vejo o Dante Barone completamente lotado de gente qualificada e conhecedora da sua realidade, não tenho dúvidas de que este sonho é possível”, declarou o parlamentar.

EVENTO

Aproximadamente 400 pessoas estiveram presentes no evento, incluindo lideranças políticas e especialistas. Durante o encontro, foram discutidos os principais desafios para os próximos anos, como: evasão escolas, baixos índices de alfabetização, falta de infraestrutura qualificada, entre outros. Participaram do evento o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP); a ex-ministras Rossieli Soares (Educação) e Cláudia Costin (Administração e Reforma do Estado); o vice-governador do RS, Gabriel Souza; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS), Vilmar Zanchin; o deputado estadual Luciano Silveira (MDB); e o presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Paulinho Salerno; entre outras autoridades.

Ao final do encontro, os gestores municipais assinaram um termo de compromisso com a FUG para adoção de boas práticas em educação. O documento elaborado pela FUG sugere 15 caminhos norteadores para uma educação de qualidade, entre os quais estão: inclusão produtiva de jovens e adultos; turno integral; digitalização dos processos; ações exclusivas à primeira infância e conexão com a sociedade.