Agergs aprova reajuste de 12,65% nas tarifas da Corsan
Mal começamos o mês de junho, mas os moradores do Litoral Norte já têm com o que se preocupar para o próximo mês. O problema está relacionado com o aumento na conta de água previsto para começar a valer a partir do dia 1º de julho. Na tarde de terça-feira (7), o Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) aprovou o reajuste de 12,65% para as tarifas da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
O índice vale para todos os municípios em que a regulação do serviço de abastecimento de água é feita pela Agergs. No Litoral Norte gaúcho, 21 das 23 cidades serão afetadas, incluindo Osório. As únicas exceções são Tramandaí e Xangri-lá, que têm convênio com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do RS (Agesan-RS), os quais terão reajuste de 10,54%.
Segundo a Corsan, o propósito do reajuste anual é atualizar monetariamente a estrutura de custos homologada pelas agências reguladoras no processo de Revisão Tarifária Periódica (RTP) de 2019. Quanto à Agergs, o índice pleiteado pela Corsan foi homologado por parte das reguladoras. Para essa agência, a metodologia adotada historicamente consiste na aplicação de uma série de índices inflacionários (INPC, IGP-DI, INCC-DI, IPCA e índices das concessionárias de energia elétrica) segregados por grupos de despesas. Em relação às tarifas sob regulação da Agergs, o reajuste será aplicado sobre os valores resultantes da aplicação do reajuste total concedido em 2021. A Agergs determinou que a Corsan encaminhe, no prazo de 20 dias, as tabelas de receitas diretas e indiretas atualizadas, para conferência e posterior homologação.
Foto: Divulgação
Legenda: Conta de água ficará mais cara a partir de 1º de julho.