DESTAQUEESPORTES

Agafuc vai enfrentar Apadv nas quartas do Brasileiro de Fut 5

A Agafuc terminou com a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futebol Cinco (para deficientes visuais). O time de Canoas conquistou a terceira vitória em três jogos ao derrotar a Apadevi-PB pelo placar de 3 a 0, na tarde de quarta-feira (27), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

Em uma partida equilibrada, o osoriense Ricardinho acabou desequilibrando mais uma vez. Logo no primeiro minuto de jogo a Apadevi teve uma chance para marcar, mas Juan Quinteros cara a cara com o goleiro acabou chutando para fora. A resposta da Agafuc veio aos três minutos com Nonato. O camisa 11 pegou a bola no meio da quadra, conduziu até a entrada da área e acabou chutando a direita do gol do time paraibano.

Aos seis minutos e meio, Quinteros puxou para o meio, entrou livre de frente para o gol, mas na hora do chute acabou errando a finalização. Um minuto depois saiu o primeiro gol da Agafuc. Em cobrança de falta, Ricardinho recebeu de Tiago Paraná, o camisa 10 limpou a barreira e bateu no canto, sem chances para o goleiro Matheus, abrindo o placar: 1 a 0.

Aos nove minutos, Paraná saiu jogando errado no meio da quadra, Quinteros avançou pela direita e na entrada da área chutou em cima de Luan. Na sequência foi a vez da Apadevi sair jogando errado. Aos 10 minutos Pio jogou a bola no pé de Ricardinho no meio da quadra, o ala passou por três marcadores e chutou para a defesa de Matheus.

Após a saída de Ricardinho (poupado aos 10 minutos), a Agafuc voltou a marcar. Aos 13, Tiago Paraná roubou a bola no meio da quadra, passou pela marcação e na entrada da área mandou um chute no ângulo para marcar um golaço e fazer 2 a 0 no placar. Um minuto depois, quase saiu o terceiro. Na volta de Ricardinho a quadra, o osoriense recebeu a bola após cobrança de escanteio e quase sem ângulo finalizou, obrigando Matheus a esticar o pé para defender.

A Agafuc seguiu administrando a partida e tocando a bola até o final do primeiro tempo. Porém, quase que acabou levando um gol. No final da 1ª etapa, Pio ganhou de três marcadores e o goleiro Luan teve que crescer na frente do atacante da Apadevi para evitar o gol.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa começou com a Agafuc errando muito e abusando das faltas. Logo no primeiro minuto, Quinteros recebeu, chutou no alto e Luan segurou. Aos quatro minutos e meio, Quinteros arriscou chute de longe Luan segurou firme. Um minuto depois, mais uma vez Juan Quinteros contra Luan. O colombiano, após cobrança de falta, chutou forte e o goleiro da Agafuc teve que se esticar todo para salvar a bola que iria no ângulo. Aos seis minutos, quarta falta da Agafuc. Dessa vez, foi Pio que arriscou: o camisa nove da Apadevi chutou de bico e Luan acabou espalmando para longe.

Quando o jogo estava complicado para o time gaúcho, Ricardinho apareceu para resolver a partida. Na primeira chance de perigo da Agafuc no segundo tempo, a equipe teve uma falta quase no meio da quadra para cobrar. Paraná rolou para Ricardinho, que finalizou forte, a bola passou por baixo do goleiro Matheus e entrou, 3 a 0. A partir daí a equipe de Canoas só administrou o marcador, confirmando a vitória e a melhor campanha na primeira fase da competição.

CLASSIFICAÇÃO

Com o resultado a Agafuc terminou a primeira fase com a melhor campanha, somando nove pontos em três jogos. A equipe gaúcha terminou empatada com a Apace-PB, que acabou vencendo a Urece-RJ na última rodada pelo placar de 2 a 0. A diferença ficou no saldo de gols: +9 contra +5. Já os cariocas, terminaram em 10º com um ponto ganho e acabaram sendo rebaixados.

Em terceiro lugar ficou o Maestro do PR com sete pontos e saldo +8. O time paranaense conseguiu a maior goleada do Brasileiro de Fut 5 até o momento, ao vencer o Escema-MA pelo placar de 6 a 0. Com a derrota a equipe do Maranhão terminou em sétimo lugar, com três pontos ganhos.

O AMC-MT foi outro que venceu na última rodada: 1 a 0 para cima do ICB. O resultado rebaixou o ICB, maior campeão brasileiro com sete conquistas. Já o time do Mato Grosso terminou com a quarta melhor campanha da 1ª fase, com os mesmos sete pontos do Maestro, mas com saldo menor (+4).

O Cedemac-MA ficou na 5ª posição com quatro pontos e saldo +1, após ficar no 0 a 0 com a Apadv-SP. O resultado também confirmou a classificação do time paulista que conseguiu a última vaga e agora vai enfrentar a Agafuc nas quartas de final (veja todos os confrontos no final da matéria). A Apadv terminou com dois pontos e saldo -2, um gol a mais de saldo que a Apadevi, que ficou com -3.

Para fechar os classificados, a Uniace-DF terminou em 6º com quatro pontos. A classificação veio após a vitória por 2 a 1 contra o Ismac-MS. O time Sul-Matogrossensse terminou em penúltimo, somando um ponto apenas e terminado com saldo de -6, o que acabou fazendo a equipe ser rebaixada.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

POSIÇÃOEQUIPEPSG
Agafuc99
Apace (PB)95
Maestro (PR)78
AMC (MT)74
Cedemac (MA)41
Uniace (DF)40
Escema (MA)3
Apadv (SP)2-2
Apadevi (PB)2-3
10ºUrece (RJ)1-4
11ºIsmac (MS)1-6
12ºICB (BA)0

P – Pontos; SG – Saldo de Gols.

MATA-MATA

A Agafuc volta a quadra nesta sexta-feira (29), para enfrentar a Apadv-SP pelas quartas de final. A partida acontece às 9h e tem transmissão da Página da CBDV TV no Youtube, assim como todos os jogos. Caso avance para as semifinais, o time gaúcho volta a jogar no sábado (30), a partir das 10h e 30min, contra o vencedor do duelo entre AMC e Cedemac. No domingo (31), ocorre a disputa do 3º lugar as 8h e 10min e a final, marcada para às 10h e 30min. Vale ressaltar que o Sportv vai transmitir a decisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Cinco.

9hAgafucXApadv-SPQF1
10h e 30minApace-PBXEscema-MAQF2
14hMaestro-PRXUniace-DFQF3
15h e 30minAMC-MTXCedemac-MAQF4
9hVencedor QF2XVencedor QF3SF1
10h e 30minVencedor QF1Xvencedor QF4SF2
9hPerdedor SF1XPerdedor SF2DISPUTA DO 3º
10h e 30minVencedor SF1XVencedor SF2FINAL
29/10 (SEXTA) – QUARTAS DE FINAL
30/10 (SÁBADO) – SEMIFINAIS
31/10 (DOMINGO)

FOTO: Renan Cacioli