Aeroporto do Litoral recebe vistoria

Vistoria realizada nesta semana, contou com a presença do prefeito torrense Carlos Souza (3º da esquerda para direita).

O Aeroporto de Torres passou por uma vistoria durante a manhã de quarta-feira (12). A estrutura, que fica localizada no quilômetro 77 da ERS-389 (Estrada do Mar), é apontada como uma das possíveis soluções para receber voos interestaduais até que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, volte a funcionar, o que não deverá pelo menos até antes de dezembro.

Acompanhados do prefeito torrense Carlos Souza e do secretário de Turismo do município Dérick Machado, os técnicos do Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, caminharam por todo o local e realizaram anotações. Também estiveram presentes na vistoria o diretor do DAP, Marcelo Canossa; o administrador do Aeroporto de Torres, Mário Antônio Carlette de Assis; e representantes da Fraport, empresa alemã que administra o Aeroporto da capital, assim como o Pinto Martins, em Fortaleza (CE).

SITUAÇÃO

Um dos oito sob Gestão do Governo do Rio Grande do Sul, o Aeroporto de Torres, conta com uma área de pousos e decolagens de 1.527 metros de extensão. Entretanto, existe uma área desapropriada, que poderia estender a pista para até três mil metros. Atualmente, ele só recebe voos executivos e humanitários, como entrega de donativos. Para que possa receber voos comerciais, será necessária a realização de aumento na sua estrutura, além de diversos serviços, como a instalação de uma seção de combate a incêndios, uma área para inspeção de passageiros e bagagens, além da disponibilidade de equipamentos como reboque e escada. Isso, sem contar na contratação de pessoal qualificado para operação do sistema.

NOVA VISTORIA

Uma nova vistoria está prevista para a manhã desta sexta (14), que deverá contar com a presença do secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi. Ele virá acompanhado de técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e do Ministério do Turismo.

Aeroporto de Torres deve ser alternativa até retomada dos voos no Salgado Filho, em Porto Alegre. – FOTOS: PMT