Adjori realiza 60º Congresso Anual de Jornais

Entrega da premiação do concurso de Jornalismo foi apresentado pelo presidente Omar Luz enfatizando o apoio dos patrocinadores do evento.

Ocorreu no último final de semana, na cidade de Campo Bom (na região Metropolitana), o 60º Congresso dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul. O evento é promovido pela Associação dos Jornais do Interior do RS (Adjori) e acontece anualmente, reunindo confraternização e qualificação técnica dos jornais.

Com patrocínio do Banrisul, Corsan e prefeitura de Campo Bom, o Congresso também foi palco para debater o futuro da Entidade, confirmando a importância do selo Adjori para certificar a circulação e tiragem dos jornais associados, bem como a aprovação do cronograma de etapas para elaboração do Plano Estratégico da Entidade.

PALESTRAS

O Congresso deste ano teve como painel de abertura o tema: ‘Quem está tornando mais interessante o jornalismo local’, apresentado pelo jornalista Altair Nobre. Além disso, houve outras duas palestras, com Jorge Bruxel, que apresentou o case ‘O Farroupilha: 40 anos de atuação em Jornal do Interior’; e com o design e publicitário Paulo Azevedo, que falou sobre ‘Arquétipos – Sua importância no veículo de comunicação: jornal.

Jornalista Altair Nobre realizou palestra ‘Quem está tornando mais interessante o jornalismo local’.

PRÊMIO ADJORI

O Prêmio Adjori de Jornalismo é uma iniciativa da Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul e tem por objetivo reconhecer, incentivar e premiar o talento e a criatividade dos profissionais e empresas que contribuem para o aperfeiçoamento do jornalismo profissional do interior do Estado, tornando-o de relevância para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuam. Conta com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), por meio da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos).

Ao todo, foram nove categorias: Apresentação Gráfica; Reportagem; Caderno Temático; Editorial; Coluna; Fotojornalismo; Anúncio; Site; e Conjunto da Obra. No total, 68 trabalhos, publicados entre 01/01 e 30/06 de 2023, foram inscritos. Uma comissão julgadora analisou os trabalhos, escolhendo os três melhores em cada categoria.

A Comissão contou com os seguintes nomes: José Nunes (jornalista e presidente da ARI), Luiz Adolfo Lino de Souza (jornalista, professor e presidente do Conselho Deliberativo da ARI), Ayres Cerutti (jornalista editor da revista Programa), Vera Helena Guimarães (jornalista e conselheira da ARI), Thamara Costa Pereira (jornalista e superintendente da ARI), Marta Sfredo (jornalista e colunista de ZH e GZH), Claudia Coutinho (jornalista e vice-presidente da ARI), Ricardo Giusti (jornalista e fotógrafo do Correio do Povo) e Glei Soares (jornalista e diretor de Mídias Sociais da ARI).

Também foram premiados os três melhores jornais. Neste ano, o Troféu Jornal de Bronze ficou em Campo Bom, com o jornal A Gazeta. O Cidade levou para Uruguaiana o Troféu de Prata. Já o grande campeão do Prêmio Adjori em 2023 foi o jornal ‘O Celeiro’ de Santo Augusto (veja a lista dos premiados por categoria no quadro no final da matéria).

OUTRAS CATEGORIAS

CATEGORIASCAMPEÕESVICESTERCEIROS
Anúncio ContextoO EstafetaO Celeiro
Apresentação GráficaO CeleiroContextoCidade 
Caderno TemáticoGazeta da SerraO CeleiroA Gazeta
ColunaCidadeA GazetaA Gazeta
Conjunto da ObraA GazetaContextoO Estafeta
EditorialA GazetaO CeleiroA Semana
FotojornalismoCidadeO EstafetaCorreio Livre
ReportagemContextoO CeleiroA Gazeta
SiteCidadeO EstafetaO Celeiro