Acio alerta sobre golpe a empresários

OSÓRIO – No decorrer dos últimos dias, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços da cidade (Acio) tem recebido diversos relatos de empresários e comerciantes locais, os quais informaram estarem sendo alvo de ameaças de furto, arrombamento e extorsão. De acordo com entidade, as ameaças acontecem por chamada telefônica.
Em meio a esse cenário, a Acio procurou a Brigada Militar (BM) e a Delegacia de Polícia Civil (DP) do município para informar sobre as tentativas de golpe. As autoridades aconselham que, ao receber uma ligação suspeita ou ameaçadora, a pessoa desligue, imediatamente, o telefone e bloqueie o número. E, em seguida, registre ocorrência na DP ou no site: www.delegaciaonline.rs.gov.br.
Se a denúncia for feita de maneira online, a vítima deve selecionar a opção ‘Registro de Ocorrência’ e, depois, o tipo ‘Ameaça’. A Polícia Civil (PC) ressalta a importância de descrever no formulário todos os detalhes do ocorrido, incluindo informações sobre a origem da ligação e o conteúdo da ameaça.
CRIME
Esses casos são caracterizados como extorsão, uma prática criminosa em que indivíduos, geralmente munidos de informações coletadas de fontes abertas, tentam causar medo para obter vantagens financeiras indevidas. Por isso, o melhor a se fazer é não interagir com os criminosos, não realizar nenhum pagamento e sempre registrar a ocorrência. Em caso de dúvida, entre em contado com a BM, no telefone 190.
Além de prestar apoio aos comerciantes, a Acio afirmou que está tomando providências para manter um canal de diálogo aberto entre os empresários e os órgãos responsáveis (Prefeitura e Segurança Pública) da cidade, reforçando o compromisso de trabalhar por soluções concretas e integradas.
CRÉDITO: Divulgação