REGIÃO

Abertura oficial do Outubro Rosa

Foto: Divulgação

Dando início as atividades do Outubro Rosa na cidade, foi realizada na noite de terça-feira (5), uma live, abrindo oficialmente as ações no mês de combate ao câncer de mama e do colo do útero. O evento foi conduzido pela enfermeira Amanda e contou com a presença do prefeito Roger Caputi, do vice-prefeito Martim Tressoldi e do secretário municipal de Saúde Danjo Renê.

Danjo ressaltou a importância do autocuidado da mulher, não só para fazer o exame do toque, mas também em sua vida. “Fazer um trabalho psicológico, com uma alimentação regrada, praticando exercícios físicos e tendo uma vida saudável, faz com que possa acarretar em uma vida sem câncer”, declarou Danjo Renê.

O secretário de Saúde aproveitou para dar um recado a população: No dia 16 de outubro vai ser realizado em todos os Postos de Saúde e nas Estratégias da Família (ESFs) da cidade, o Dia D de Campanha de Vacinação. Nesse dia vão estar sendo realizados testes preventivos e atualização do Calendário de Vacinação. Além disso, os servidores vão realizar orientação nutricional, atendimento odontológico, além de atividades desenvolvidas pela equipe do Pró Mamá.

O vice-prefeito osoriense afirmou que é um “compromisso do governo municipal” a necessidade de acolhimento das mulheres em todo ano e não apenas no Outubro Rosa”. Já o prefeito Roger lembrou de uma iniciativa que partiu dele, ainda nos tempos de vereador: o Chá do Outubro Rosa. “Ele surgiu como uma proposta que buscava a conscientização das pessoas. Depois de cinco edições o evento acabou se consolidando na cidade, se tornando um lugar de apoio, onde as pessoas que passaram por essa experiência acabavam relatando esse processo”, conta Roger. “O propósito fundamental é dar um apoio, uma proteção, um amparo a essas pessoas. É preciso ter cuidado, zelo, tato para se prevenir. Porque não procuramos a doença, mas quando se prevê, o cuidado é ainda maior”, completou o prefeito Caputi.

CAPO – Em um segundo momento da live, integrantes do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) apresentaram algumas das atividades realizadas no local. Segundo o coordenador de Serviço Psicológico do CAPO, Felipe Garrai, o Centro foi implantado em setembro de 2020 para dar apoio aos pacientes oncológicos do município. Em pouco mais de um ano já foram atendidos aproximadamente 1.050 pacientes.

O CAPO conta com um trabalho multidisciplinar, atendendo nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. De acordo com a enfermeira Amanda, o setor de enfermagem faz “o acolhimento dos pacientes e também a 1ª escuta”. Nessa parte o paciente e o familiar recebam os cuidados necessários, as possibilidades que vão vir no tratamento, suporte, além de todas as orientações necessárias durante e no pós-tratamento (o seguimento). Segundo Amanda, o Centro também realiza esse serviço de forma domiciliar, quando os pacientes são acamados ou possuem dificuldade de se locomover.

Na área da Psicologia, segundo a psicóloga Ângela Kunzler, “o objetivo é apoiar psicologicamente o paciente e o familiar”. Ela destaca que o CAPO realiza grupos de conversa com essas pessoas. “Nesse espaço é realizado o apoio, a psicoterapia, os cuidados e a troca das boas experiências. Se na Fisioterapia cuida do corpo, aqui (na área da psicologia) cuidamos do comportamento e das emoções do paciente. Tudo isso faz parte do autocuidado”, afirmou a psicóloga.

E por falar em Fisioterapia, o CAPO realiza um projeto em parceria com o Centro Universitário Cenecista de Osório (Unicnec). Segundo o coordenador do curso de Fisioterapia da Unicnec, Philipe Souza, a ação, realizada desde junho desse ano, conta com estudantes estagiários do 9º e 10º semestre do curso. “O objetivo da parceria é realizar atendimentos que não sejam um fardo e sim um momento de acolhimento ao paciente”, declarou Philipe. Conforme o professor, a experiência tem trazido “felicidade e satisfação” para todos os envolvidos, incluindo alunos, professores e pacientes.

O coordenador do CAPO ressaltou que o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico está aberto a todos e sem necessidade de encaminhamento médico. “Se amar é o melhor cuidado (tema do Outubro Rosa desse ano), o CAPO convida as mulheres para não só no mês de outubro, mas sempre ter atenção a questão da prevenção contra o câncer”, disse Garrai. Para finalizar a psicóloga Ângela mandou um recado as mulheres: “Quem ama se cuida. Quem ama se toca. Quem ama faz prevenção”.

Vale ressaltar que durante esse mês, o CAPO está aberto a toda população, onde vão ser realizados serviços de autocuidado, além de outras atividades. O Centro está localizado na Rua Sete de Setembro, 425, no Centro da cidade. Para mais informações ligue para o telefone: (51) 3601-3388.

PROGRAMAÇÃO

A Programação do Outubro Rosa em Osório vai até o final desse mês com muitas atividades. Para mais informações e ver o cronograma completo acesse as redes sociais da prefeitura no Facebook (www.facebook.com/PrefeituraDeOsorio) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradeosorio).

Foto: Divulgação

Live contou com a presença dos servidores do CAPO: a enfermeira Amanda, o coordenador Garrai, a psicóloga Ângela e o professor Philipe.