Litoral Norte recebe Seminário sobre Agroflorestas

O município de Maquiné recebeu na segunda-feira (7), o Seminário de Gestão Comunitária Territorial da Forqueta – Foco Agroflorestas. O evento se insere nas atividades do projeto Retomada Agroecológica – Fortalecendo SAFs em Rede no Vale da Forqueta, e foi organizado pela Associação de Moradores da localidade.
O Seminário teve foco na captação técnica dos participantes do projeto e o fortalecimento da relação com os agentes de Estado. O projeto é apoiado pelo Fundo CASA Socioambiental, com a finalidade de aumentar a coesão comunitária dos moradores do Vale da Forqueta, por meio do impulsionamento dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), com impacto na geração de renda, soberania alimentar, resiliência climática e saúde mental.
Aproximadamente 50 pessoas acompanharam a palestra de Rodrigo Favreto, que teve como o tema ‘Agroflorestas e Políticas Públicas’. Favreto é pesquisador do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa da Agricultura Familiar (Ceafa), vinculado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi).
“O Litoral Norte do Rio Grande do Sul, especialmente o município de Maquiné e sua localidade de Forqueta, foi duramente atingido pelas enchentes de 2023 e 2024. Assim, a região luta para restabelecer sua dinâmica social e seus sistemas produtivos”, disse Favreto, que complementou: “Ao mesmo tempo, o local é reconhecido de longa data pela quantidade de sistemas agroflorestais agroecológicos. Segundo a Sema, cerca de um quarto dos certificados agroflorestais do RS foram emitidos para a região Litoral Norte. Hoje a região conta com mais de 70 sistemas agroflorestais com certificação pela Secretaria”, ressaltou o pesquisador.

Além da palestra de Favreto, o Seminário também contou com uma apresentação sobre Certificação Agroflorestal e Projetos Técnicos de Recomposição Florestal Obrigatória. As atividades foram realizadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). A programação ainda contou com uma exposição sobre SAFs, uma conversa sobre desafios e oportunidades das agroflorestas, assim como uma exposição e também uma oficina de ‘Solos e Agroflorestas’, realizada pela professora da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do RS (UFRGS), Fabiane Vezzani.
CRÉDITO FOTO 1: Divulgação
CRÉDITO FOTO 2: Seapi