Determinada desapropriação do Hospital São Vicente de Paulo
OSÓRIO – A Câmara de Vereadores recebeu na tarde de segunda-feira (11) uma reunião para definir o futuro do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A audiência contou com a presença do prefeito Roger Caputi, do vice-governador Gabriel Souza, da secretária de Saúde do Estado Arita Bergmann e de representantes do Ministério Público do RS (MP-RS).
Após muito debate, foi definida a desapropriação do HSVP. Com isso, o Executivo passará a assumir o comando da instituição, com apoio do Governo gaúcho, sem nenhuma alteração no atendimento. A ideia é que, futuramente, uma nova empresa assuma a gestão do Hospital, por meio de concessão.
De acordo com o vice-governador, a dívida do São Vicente será paga, por meio de um financiamento com o Banrisul, sendo os juros pagos pelo Estado. Vale ressaltar que, para que esse financiamento ocorra é necessário que o Legislativo osoriense aprove um Projeto de Lei (PL) que será encaminhado para votação. Caso seja aprovado o empréstimo, a prefeitura terá 120 meses (10 anos) para pagar o valor, com um ano de carência.
Já a secretária Arita garantiu que a parceria entre Município e Estado irá garantir novos serviços, incluindo o serviço de Oncologia. Além disso, haverá investimento do Governo, por meio do Programa Avançar.