CIDADE

Prefeito Roger Caputi vai a Brasília em busca de retomada dos royalties para o município

OSÓRIO – Na última quinta-feira (8), o prefeito Roger Caputi, acompanhado da procuradora do município, Janine Costa dos Santos, e do advogado e ex-prefeito de Imbé Pierre Emerim, embarcou para Brasília (DF) para discutir o retorno do repasses dos royalties de petróleo ao município. Na capital Federal, o chefe do Executivo osoriense esteve reunido com o secretário especial da Casa Civil Bruno Moretti; assessores do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; e o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT).

Na oportunidade, Pierre Emerim ressaltou as dificuldades que o município encontra desde que deixou de receber os recursos, em março de 2023, ficando como a única cidade no Litoral Norte gaúcho que participa da cadeia de extração que não recebe valor algum. Durante o encontro, também foi apresentado um vídeo explicativo de toda a operação desde a monoboia em Tramandaí até o sistema de tancagem, onde foi esclarecido, que 95% do petróleo passa por Osório. “É justo que a prefeitura de Osório lute pelo pleito, já que outros quatro municípios na região (Cidreira, Imbé, Tramandaí e Xangri-lá) ainda recebem os royalties”, comentou o deputado Lindenmeyer.

Conforme orientação de Moretti, uma nova audiência no Ministério de Minas e Energia (MME), ainda sem data prevista, deverá ocorrer para que a pasta formalize uma proposta de decreto para alterar a decisão, fazendo com que Osório retorne a receber os royalties. Enquanto isso não acontece, o prefeito Roger demonstrou-se confiante, prevendo um desfecho positivo no final. “Foi uma reunião muito importante onde tivemos a oportunidade de apresentar ao Governo Federal todos os aspectos que mostram que Osório tem direito aos royalties. Estamos buscando reaver esse recurso que é fundamental para o desenvolvimento do município. Temos certeza que teremos novidades em breve”, disse o prefeito osoriense.