CIDADEESPORTES

Jaguaras é campeão da Copa Verão de Beach Soccer

OSÓRIO – Teve início no último sábado (27/01) a Copa Verão. A competição é realizada pela prefeitura, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer. Os jogos acontecem na Arena montada na Beira-Mar da praia de Atlântida Sul. O evento contou com a presença da assessora de Esporte e Lazer Cida Santos, o coordenador de Esporte Darlan Dias (Pretinho) e o subprefeito de Atlântida Caio Rosa.

A primeira disputada foi do Beach Soccer. Ao todo, 12 equipes de Osório e da região entraram em busca do título. Elas foram divididas em quatro grupos de três, onde jogavam entre si, avançando as duas primeiras para as quartas de final. As partidas foram realizadas em dois tempos de 10 minutos cada, sendo que nos mata-mata, em caso de empate, o vencedor seria conhecido na disputa de pênaltis.

Após grandes jogos, a final foi disputada entre duas equipes osorienses: Jaguaras e Cupim. Ambas chegaram a decisão invictas, vencendo as quatro partidas que disputaram. O Jaguaras terminou em primeiro na chave 4, derrotando o Tróia por 1 a 0, com gol de Nikinho, e o Vila pelo placar de 4 a 0, com gols marcados por Nikinho, Mateus (duas vezes) e Eduardo.

Já o Cupim, terminou na liderança do grupo 1. Na abertura da competição, o time derrotou o Só Canela por 4 a 2, com direito a três gols marcados por Julinho. Na outra partida da chave, o Cupim goleou o Pé na Bola por 7 a 1, sendo quatro dos sete gols marcados por Julinho.

MATA-MATA

Nas quartas de final, em jogo equilibrado, o Jaguaras venceu o Furacão por 3 a 2. Já o Cupim fez 6 a 0 no União da Vila. E nas semifinais, em duas partidas pegadas, Jaguaras e Cupim conseguiram avançar com duas vitórias por 3 a 1, contra Só Canela e Tróia, respectivamente.

Os mata-matas foram marcados por muitas reclamações por parte da arbitragem, que, muita confusa, acabou errando em algumas marcações e, até mesmo, no tempo da partida, encerrando os jogos sem ter fechado os 10 minutos. Diante desse cenário, por algumas vezes, o clima acabou se exaltando, com alguns atletas e membros das comissões técnicas chegando a partir para cima da arbitragem e também da organização, nada que estragasse a realização do Campeonato.

FINAL

Depois de um dia quase todo nublado, um vento (que chegava a ser frio) e até mesmo uma chuva fraca, o sol resolveu aparecer para abrilhantar a decisão da competição. Do lado de fora da quadra, um bom público pode acompanhar uma excelente partida. E a decisão começou movimentada. Na saída de bola, Vagner recebeu e bateu no canto para fazer 1 a 0 Jaguaras.

O Cupim tentou a resposta rápida. Após passar pelo marcador e pelo goleiro, Butiá caiu na área pedindo pênalti. O lance seguiu e, após jogada de pé em pé, Vágner recebeu de frente para o gol e só esticou a perna para fazer o 2 a 0.

Depois do segundo gol sofrido, o Cupim foi para cima. Em uma jogada, a equipe conseguiu acertar duas bolas no travessão e uma na trave. Na sequência, Gabriel recebeu e girou batendo no alto para defesa de Andrei. Mas na cobrança de escanteio, o mesmo Gabriel subiu sozinho e testou para o gol, descontando o marcador para 2 a 1.

Aos poucos a partida foi ficando mais equilibrada. Em uma bola alçada na área do Jaguaras, Julinho cabeceou e Andrei espalmou. Pouco tempo depois, Nikinho recebeu e chutou para defesa de Ronald. Em nova bola para área, Julinho tentou outro cabeceio e novamente parou em Andrei. No último lance de perigo da primeira etapa, Mateus arriscou chute de longe e Ronald espalmou com uma mão.

2º TEMPO

O Cupim voltou para a segunda etapa em cima. O goleiro Ronald lançou a bola e Robinho emendou de voleio, com a bola passando perto do gol de Andrei. Em escanteio para o Cupim, Julinho cabeceou, Andrei defendeu, Butiá chutou e Andrei no chão conseguiu defender, mas no rebote, Butiá colocou para o fundo das redes, deixando tudo igual no placar: 2 a 2.

Após o gol, o goleiro do Jaguaras ficou caído em quadra, precisando ser atendido. Depois de alguns minutos, a partida recomeçou, com o Cupim seguindo em cima em busca da virada. Em outro escanteio, Gabriel não conseguiu finalizar em cheio e a bola acabou passando perto do gol. Na sequência, Robinho aproveitou cruzamento e chutou de primeira para fazer o 3 a 2.

O Cupim teve a chance de ampliar. Gabriel girou em cima da marcação de Cavani e finalizou para defesa de Andrei. Na sequência, o camisa 9 do Cupim teve outra chance para marcar e novamente parou no goleiro do Jaguaras. E quem não faz leva. Em cobrança de escanteio, CK, que acabara de entrar no jogo, desviou, o goleiro Ronald se esticou tocou, mas a bola foi entrando lentamente no gol: 3 a 3. Na jogada seguinte, em contra-ataque, o Jaguaras definiu a partida. Nikinho recebeu e tirou de Ronald, a bola sobrou para CK, que só empurrou para o gol vazio: 4 a 3, gol que confirmou a vitória e o título do Jaguaras.

MAIS CONFUSÃO

Após o apito final, a equipe do Cupim foi para cima da arbitragem, reclamando que o árbitro teria acabado a partida antes dos 10 minutos. Após muito bate-boca, os ânimos se acalmaram, podendo os jogadores do Jaguaras festejarem pela conquista.

Equipe do Cupim foi a vice-campeã da competição.

TERCEIRO COLOCADO

Não havendo disputa do terceiro lugar, o terceiro colocado seria aquele que perdesse para o campeão na semifinal. Com o título do Jaguaras, o Só Canela terminou na terceira posição, já que perdeu para a equipe campeã na semifinal pelo placar de 3 a 1. Vale ressaltar que não houveram premiações individuais, como Artilheiro o Goleiro Menos Vazado, sendo entregue apenas troféu para as três melhores equipes da competição.

Jordan (Só Canela) recebeu o troféu de 3º lugar das mãos do subprefeito Caio (esquerda).

MAIS COMPETIÇÕES

A Copa Verão segue nesta semana. No sábado (3), a praia de Atlântida Sul receberá as disputas do Vôlei (dupla masculina) e Futevôlei (Iniciante Masculino e Livre Masculino e Feminino). O Beach Câmbio, outra modalidade prevista, não deverá ser realizado por falta de equipes, já que, segundo a organização, somente duas haviam se inscrito. Já no outro sábado (10), haverá as disputas do Beach Tennis, nas categorias B, C e D, nos naipes Masculino e Feminino. Os jogos começam às 8h e 30min e toda comunidade está convida para prestigiar.

Fotos: Lucas Rodrigues