REGIÃO

Município do Litoral adere ao Cidade Empreendedora

Em um passo estratégico para acelerar o desenvolvimento socioeconômico, o município de Capivari do Sul lançou na última quinta-feira (18), o Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa realizada em parceria com o Sebrae-RS. A cerimônia ocorreu no Gabinete do Prefeito e contou com a presença de autoridades e servidores do município.

De acordo com o prefeito de Capivari, Leandro Monteiro, o principal objetivo é proporcionar atendimento qualificado e preciso aos empreendedores do município. Outro ponto levantado por ele foi o olhar para o futuro econômico da cidade. “É importante ressaltar que, ao impulsionar nossas micro e pequenas empresas, estaremos contribuindo significativamente para a geração de emprego e renda em nosso município. O Programa Cidade Empreendedora será um catalisador no fortalecimento do empreendedorismo local”, afirmou Leandro.

O programa seguirá um cronograma de ações voltadas para o desenvolvimento de pequenas empresas e do ambiente de negócios local, abordando cinco eixos de atuação: Gestão Pública, Educação Empreendedora, Desburocratização, Compras Públicas e Valorização das Empresas. “Ao envolver gestores e servidores na promoção de políticas públicas que apoiam e fortalecem o empreendedorismo, promovemos juntos uma transformação local. Sem dúvida, será muito próspero para a comunidade”, ressaltou Helena Perinotti, gestora de Políticas Públicas do Sebrae-RS.

Vale ressaltar que Capivari do Sul já conta com Sala do Empreendedor, um espaço lançado em 2022, que oferece apoio e serviços aos empreendedores locais. Com isso, Capivari se junta a outros municípios do Litoral que também aderiram ao Cidade Empreendedora, como é o caso de Osório, que assinou a entrada no Programa em agosto de 2022.

CIDADE EMPREENDEDORA

O Programa Cidade Empreendedora visa envolver gestores e servidores na promoção de políticas públicas para apoiar e fortalecer o empreendedorismo nos municípios. O principal objetivo do programa é promover uma transformação local, impulsionando o desenvolvimento econômico por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.