CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Apresentação do Terno de Reis encerra programação do Natal dos Bons Ventos

OSÓRIO – No último sábado (6), houve o encerramento da programação de mais um Natal dos Bons Ventos. As ações, que tiveram início no dia 06 de dezembro, foram realizadas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, e contou com o apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Sindilojas.

Pela manhã, durante a Feira do Produtor, o Largo dos Estudantes Sônia Chemale recebeu o sorteio final da Campanha Sonhe com o Natal dos Bons Ventos, a qual foi organizada pela Associação Comercial Industrial e de Serviços de Osório (Acio). O evento contou com a participação do presidente e do vice-presidente da Associação Sérgio Madalena e Lucas Gehlen, respectivamente, além do secretário municipal de Administração Eduardo Renda. Já a parte musical ficou por conta do músico Rafael Colioni.

Ao contrário dos outros anos, ao invés de um carro zero quilômetro, o prêmio desta vez foi em vale compras, podendo ser utilizado em qualquer uma das lojas participantes. Outra novidade, foi a possibilidade de preenchimento dos cupons de maneira online. A cada 100 reais em compras em um dos estabelecimentos, dava direito a um cupom para participar dos sorteios.

Em sua nona edição, foram distribuídos mais de 200 mil cupons ao longo da Campanha, gerando mais de 20 milhões de reais aos comércios de Osório e Maquiné. No final, Daniela Lemos da Costa ganhou 10 mil reais. Ela comprou no Supermercado Avenida, com a vendedora Raquel. Marina Machado de Borba ganhou R$ 15 mil. Ela realizou a compra na Loja Cacau Show, com a vendedora Fran. E a vencedora do grande prêmio no valor de 25 mil reais foi Carla dos Santos, que comprou na Loja Mara, com a vendedora Daiane.

TERNO DE REIS

Já na parte da noite, o Largo dos Estudantes recebeu a apresentação do Terno de Reis. O evento, que encerrou a programação do Natal dos Bons Ventos, foi comandado pelo mestre Claudio Raulino (Gordo) e contou com a presença do prefeito em Exercício, Miguel Calderon; o secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, Eduardo (Dudu) Pellegrini; e a professora, historiadora e escritora Cristina Maria de Oliveira.

O secretário Dudu lembrou das apresentações do Terno aos distritos e bairros do município, com as festividades se encerrando no Dia de Reis (06/01). Miguel Calderon ressaltou a importância da data Cristã em manter viva a tradição e pediu que seja dada continuidade, através dos jovens.

Já a professora Cristina contextualizou o surgimento do Terno de Reis. O Terno refere-se a pequenos grupos de músicos que realizam canções referentes à história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus, baseado na tradição religiosa portuguesa. Tradicionalmente, esses grupos percorrem as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis.

Segundo ela, ao longo dos anos os participantes “caminham ao redor do mundo levando a tradição de busca de paz pela comunidade e que precisa continuar”, declarou a historiadora. Durante seu discurso, ela lamentou que uma festividade que recebeu nomeação de Ato Folclórico não seja lembrando e estudado nas escolas. No final, a escritora afirmou que “o Terno de Reis é uma festa do povo, que ressalta a cultura popular brasileira e devemos dar voz a essa cultura”, finalizou a professora Cristina.

Prefeito em Exercício Miguel Calderon, professora Cristina, mestre Gordo e secretário Dudu Pellegrini. – FOTO: PMO

Aproximadamente 150 pessoas estiveram presentes para acompanhar as apresentações dos grupos. Ao todo, passaram pelo palco seis grupos, incluindo o Nossa Senhora de Lourdes (Baixada), Revelação, Estrela da Serra (Borússia), Barcelos e Amigos (Cidreira) e Tradição. Vale ressaltar que um grupo da cidade de Arroio dos Ratos não conseguiu comparecer devido a problemas de logística.

Neste ano, foram distribuídos troféus aos mestres e a todos os grupos de Terno de Reis participantes. Além disso, houve entrega de troféus para os meninos Gabriel e Gustavo (integrantes do grupo Revelação), que, segundo Gordo, representam a renovação do Terno de Reis. Também foram contempladas com troféus a representante do Sesc, a diretora de Cultura de Xangri-lá Claudia Sanna, a presidente do Conselho de Cultura de Capão da Canoa Cátia Pereira Gomes e a professora Cristina.

HOMENAGENS

No primeiro ano após a morte do ex-vice-prefeito Martin Tressoldi, foram realizadas homenagens aquele que foi um dos principais defensores para que a cultura do Terno de Reis se mantivesse viva até mesmo no período de pandemia. A maioria dos grupos citou o nome de Tressoldi durante as apresentações. Porém, o momento mais emocionante da noite foi quando Matheus Tressoldi subiu ao palco e cantou uma canção em homenagem ao irmão Martim. O encerramento ficou por conta do Osório Cidade de Luz, grupo de Terno de Reis do qual Tressoldi fez parte por diversos anos.

Grupo Nossa Senhora de Lourdes (Baixada) deu início as apresentações dos Ternos de Reis. – FOTO: PMO