Professor Pancasso dá nome à Ginásio da Vila Olímpica
OSÓRIO – O Ginásio A do Centro Esportivo David José Fleck (Vila Olímpica) passou a se chamar Ginásio de Esportes Valdemir Luiz Barbosa Fraga (Pancasso). No último dia 06 de junho, os vereadores haviam aprovado o Projeto de Lei (PL) 078/2023, de autoria do presidente do Legislativo osoriense Miguel Calderon (PP), que autorizava a nomeação.
Após o PL ser sancionado e publicado no Diário Oficial, somente na manhã de quarta-feira (3), foi colocada a placa com o novo nome. O ato contou com a presença do prefeito Roger Caputi, dos vereadores Ed Moraes e Lucas Azevedo, ambos do MDB, além de familiares e amigos do homenageado.
HOMENAGEADO
Nascido em Charqueadas, na época 1º Distrito de São Jerônimo, Pancasso, como era conhecido por todos, foi jogador de futebol profissional. Após passar pela base do Sport Club Internacional, ele atuou entre 1955 e 1956 no Grêmio Esportivo Força e Luz de Porto Alegre. Após a carreira curta nos gramados, aos 29 anos, Valdemir ingressou na Brigada Militar (BM), onde atuou até o ano de 1973, quando entrou para a Reserva devido a problemas de saúde.
Somente em março de 1993, aos 56 anos de idade, Pancasso se mudou para Osório. De imediato, ele passou a atuar, de maneira voluntária, como treinador de Futebol, tendo comandado equipes como: Brasil da Borússia, Conselho Comunitário Bairro Caravágio (CCBC), Grêmio Atlético Osoriense (GAO), Laranjeiras, Olaria, Primavera e União.
Além de treinar os adultos, Pancasso também se destacou como treinador de Escolinhas de Futebol, quando, principalmente junto à Escola Prudente de Moraes, efetuou essa atividade voluntária, entre os anos de 2006 e 2011, quando trabalhou com crianças e adolescentes de nove a 15 anos de idade. Como professor e treinador das equipes da Escola Prudente, ele acumulou diversos troféus, também sendo responsável pela criação dos Jogos da Prudentina, competição esportiva que por muitos anos esteve no calendário da cidade.
Em 2015, Pancasso recebeu da Câmara de Vereadores de Osório o título de Cidadão Osoriense. Já em 2019, o professor recebeu o Troféu Mestre Social, homenagem feita pela Associação Educa Hoje a pessoas que trabalharam e trabalham até hoje em prol da educação e dos jovens osorienses. No dia 15 de julho de 2021, aos 84 anos, Pancasso acabou falecendo, deixando a esposa Laura Nunes Fraga, com quem foi casado por 62 anos, além de cinco filhos, 10 netos, três bisnetos, inúmeros amigos e uma comunidade em luto.