CIDADE

Julio Mirim é o novo secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária

OSÓRIO – Foi definido o nome que comandará a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária. Julio César Pereira Anelo, o Julio Mirim, ocupará o lugar de Dirlei Souza, que pediu exoneração do cargo na última semana, devido a problemas pessoais e de saúde. Ele será o quarto nome no comando da pasta durante o atual Governo Municipal, o qual também contou com Fernando Campani (saiu após pedido de exoneração) e Anderson Armichi (atual secretário-adjunto dessa Secretaria).

Conforme o novo secretário, sua escolha está relacionada a sua experiência na pasta, onde atuou em 2008. Além disso, sempre esteve envolvido com o setor, durante sua passagem por outras secretarias. Primeiramente, Julio pretende se ambientar na pasta, antes de apresentar as ações de trabalho que irá implantar. Segundo ele, o principal desafio será conseguir a licença de liberação para a retomada dos trabalhos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. Além disso, Mirim ressaltou que conhece as dificuldades da área rural, onde viveu toda sua infância com a família, e garantiu aos produtores locais empenho para conseguir suprir as principais demandas.

NOVO SECRETÁRIO

Osoriense do distrito de Aguapés, Julio nasceu no dia nove de outubro de 1973. Graduado em Matemática pela Facos, ele é pós-graduado em Gestão Escolar, Orientação Educacional, Supervisão Escoar e Gestão Pública. Na cidade ele trabalhou como professor, conselheiro tutelar, coordenador regional e vice-presidente do Sindicato dos conselheiros tutelares. Também foi secretário municipal adjunto da Habitação, Meio ambiente e Gestão Urbana, esteve à frente da coordenação regional da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/SINE), atuou como delegado Regional de saúde, junto a 18ª coordenadoria Regional de Saúde (CRS), além de ter sido subprefeito do Distrito de Aguapés.

Em setembro de 2021, Mirim assumiu uma cadeira no Legislativo da cidade, a qual ocupou durante a licença do vereador João Pereira (MDB) para tratamento de uma doença. Além disso, em julho do ano passado, Julio retornou à Câmara, dessa vez para ocupar o lugar de Charlon Muller (MDB), que assumiu como prefeito em exercício durante as férias do prefeito Roger Caputi.

Após a sua saída da Câmara, Mirim retornou à prefeitura, onde seguiu, até então, atuando na Secretaria de Obras. Julio Mirim deverá ficar como secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária até o final de 2024, quando terminará o mandato do prefeito Roger.