Operação Pulso Forte termina com 364 prisões
Uma Operação conjunta entre a Brigada Militar (BM), a Polícia Civil (PC) e a Secretaria Estadual de Segurança Pública foi realizada entre o último domingo (29/01) e a noite de terça-feira (31/01). O objetivo foi cumprir mandados de busca e apreensão, capturar foragidos do sistema judiciário, além de realizar ações de inteligência para identificar potenciais alvos para subsidiar futuras representações judiciais. Também foram realizadas barreiras, reforço no policiamento de zonas estratégicas, implementação de ações de visibilidade, fiscalização a estabelecimentos comerciais e redução dos chamados Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).
Ao todo, 5.333 agentes participaram das ações em 30 municípios gaúchos das regiões Central, Fronteira Oeste, Litoral, Metropolitana, Serra e Vale do Sinos. No final, 14.919 pessoas foram identificadas, sendo 364 presas e 18 adolescentes apreendidos. Além disso, foram abordados 8.471 veículos, sendo 85 apreendidos por diferentes irregularidades e 20 recuperados por estarem em situação de roubo e/ou furto. Também foi apreendida uma quantia em dinheiro no valor de R$ 154.716,15 (cento e cinquenta e quatro mil setecentos e dezesseis reais e quinze centavos), além de 36 armas, munições e mais de 3,8 toneladas de entorpecentes como maconha, crack, cocaína e drogas sintéticas como ecstasy, ketamina e LCD.
DADOS NA REGIÃO
No Litoral Norte, o trabalho aconteceu nas cidades de Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Torres e Tramandaí. Na região, foram abordados 1.284 veículos, sendo identificadas 1.826 pessoas. Dessas, cinco foram presas em flagrante, além de outra, que estava foragida da Justiça. Além disso, foram assinados nove termos circunstanciais. Os policiais também apreenderam 300 gramas de entorpecentes e recuperaram um automóvel que havia sido furtado.