CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Largo dos Estudantes recebe apresentação do Terno de Reis

OSÓRIO – Aproximadamente 100 pessoas estiveram presentes no Largo dos Estudantes Sônia Chemale na noite da última sexta-feira (6), para acompanhar as apresentações do Terno de Reis. O evento, realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, encerrou a programação do Natal dos Bons Ventos.

Ao todo, cinco grupos subiram ao palco do Largo para se apresentarem: Osório, Cidade Luz, com o Mestre Claudio Raulino (Gordo); Irmãos Rosas (Maquiné), com o Mestre Luizinho Rosa; Nossa Senhora de Lourdes (Baixada), com o Mestre Adair Firme; Estrela da Serra (Borússia) com o Mestre Zé Dias; e Tradição, o qual encerrou as apresentações. Vale destacar que integrantes do grupo, que tem como Mestre Vilson Siqueira, subiram ao palco trajados como os Três Reis Magos. Ao final de cada apresentação, todos os grupos receberam lembrancinhas e um troféu de participação.

Durante as falas, o Assessor de Turismo Eraldo Jr (Juninho), ressaltou a participação dos Grupos, que, segundo ele, “não deixam a chama desse patrimônio cultural do Estado apagar, passando de geração em geração”. Representando o secretário de Cultura, Eduardo Pellegrini, Mateus Santos destacou a presença do Terno de Reis na cultura osoriense e afirmou que a Secretaria está fazendo de tudo para “manter a continuidade dessa tradição”.

Prejudicado nos últimos anos por conta da pandemia, a volta do Terno de Reis é “um resgate na tradição”, como pontuou o Mestre Gordo. “Um trabalho de sucesso, com muito amor. É uma recompensa ver cada um de vocês reunidos”, afirmou o Mestre do grupo Osório, Cidade Luz. Bastante emocionado, Gordo fez questão de lembrar de Martim Tressoldi. O vice-prefeito da cidade, um dos incentivadores pelo retorno do Terno de Reis no município, está se recuperando de uma cirurgia que realizou no ano passado para retirar um tumor no cérebro. Gordo pediu que todos seguissem orando pela recuperação de Tressoldi e puxou um ‘Pai Nosso’ com todos os presentes.

Já o prefeito Roger Caputi aproveitou para parabenizar toda a equipe da Secretaria de Cultura pela programação Natalina, que durante cinco semanas, trouxe diversas atrações a cidade, encantando toda a população osoriense e também aos visitantes. Roger se colocou a disposição para que o Terno de Reis continue sendo levado a todos os moradores, não só na época do Natal, mas sim, durante todo o ano. Vale ressaltar que durante a programação do Natal dos Bons Ventos, o Terno de Reis passando pelas localidades da Baixada, Borússia e Passinhos. No final da sua fala, Roger pediu uma salva de palmas para o vice-prefeito Tressoldi.

TERNO DE REIS

Refere-se a canções e pequenos grupos de músicos que as realizam, com referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus recém-nascido, baseado na tradição religiosa portuguesa. Tradicionalmente, esses grupos percorrem as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis. A tradição se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os quais os chamados Três Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, iniciaram sua procura por Jesus no dia 25 de dezembro e o encontraram no dia seis de janeiro. Desse modo, é comum que os grupos, tradicionalmente compostos por três cantores do Terno e outros instrumentistas, cheguem às casas de suas comunidades de surpresa durante a noite, entre os dias 25 de dezembro e 06/01 de cada ano.

Fotos: Divulgação