Operação apreende 5,3 toneladas de alimentos impróprios para consumo
Com a chegada do Verão e, consequentemente, o aumento da circulação de pessoas em todo o Litoral Norte, o trabalho de fiscalização em estabelecimentos da região, como é realizado tradicionalmente nesta época, teve início na segunda-feira (9). Em Torres, cinco quiosques localizados a Beira-Mar, além de dois supermercados, foram fiscalizados. Vale ressaltar que os nomes dos comércios não foram divulgados.
Dos sete estabelecimentos vistoriados, seis foram autuados, sendo um quiosque interditado por apresentar condições péssimas de higiene. As principais irregularidades encontradas durante a ação foram alimentos armazenados de forma inadequada, sem procedência – carnes e pescados –, produtos sem identificação e com a validade vencida. Ao todo foram apreendidos e inutilizados 600 quilos de alimentos impróprios para consumo.
A Operação contou com a participação dos agentes da Polícia Civil, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MP), da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon), da Vigilância Sanitária de Torres, da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM), além das Secretarias estaduais de Saúde e Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.
Conforme o coordenador do Gaeco, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, por mais que alimentos ainda estejam sendo apreendidos e inutilizados, os estabelecimentos apresentaram uma melhora no geral. “O trabalho da fiscalização tem como objetivo educar os comerciantes de mercados, restaurantes e quiosques, para que o consumidor tenha sua segurança alimentar garantida, e o trabalho realizado em Torres nos mostrou uma melhora em comparação a anos anteriores, sinal de que os esforços dos agentes do Programa Segurança Alimentar estão sendo assimilados e colocados em prática pelos estabelecimentos”, declarou.
Ação em Torres apreendeu 600 quilos de alimentos impróprios para consumo como carnes e laticínios.
QUASE UMA TONELADA DE ALIMENTOS APREENDIDOS EM CAPÃO
Mantendo o cronograma de fiscalizações do Programa Segurança Alimentar RS, foram vistoriados na terça (10), quatro estabelecimentos nas praias de Arroio Teixeira e Curumim, ambas em Capão da Canoa. Ao todo, foram apreendidos e inutilizados 934 quilos de alimentos impróprios para consumo. Todos os locais foram autuados e dois mercados tiveram suas padarias interditadas por apresentar péssimas condições de higiene.
Segundo Alcindo, as irregularidades encontradas foram alimentos sem procedência, com a validade vencida, armazenados de forma inadequada, fora da temperatura adequada e estragados. Dois mercados ainda realizavam a comercialização do álcool 92,8, cuja venda é proibida.
3,5 TONELADAS APREENDIDAS EM TRAMANDAÍ
Na quarta-feira (11), foi a vez dos agentes fiscalizarem estabelecimentos nas praias de Tramandaí e Oásis. Ao todo, cinco locais foram fiscalizados, sendo todos autuados. Desses, três foram totalmente interditados por apresentarem péssimas condições de higiene. Durante as ações foram encontrados produtos sem procedência, com a validade vencida, sem rotulagem, estragados e armazenados de forma inadequada. Conforme o MP, os supermercados interditados ainda apresentavam embalagens violadas com indícios de roedores e/ou insetos e presença de insetos em alimentos expostos para compra dos clientes.
No final, foram apreendidas 3,5 toneladas de alimentos impróprios para consumo. Lembrando que os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados. Somando as ações realizadas em Capão da Canoa e Torres, foram apreendidas 5,3 toneladas de alimentos. Nos próximos dias, estão previstas novas ações como essas em outros municípios da região.
FOTOS: MP