7º Soul Cup de Beach Tennis conheceu seus primeiros campeões
OSÓRIO – No último dia 07 de julho, teve início o 7º Torneio Soul Cup de Beach Tennis. A competição está sendo realizada no Soul Beach e conta com organização do AVA Play. Entre sexta (7) e sábado (8) aconteceram as partidas da categoria C, que contou com a participação de mais de 50 atletas nos naipes Masculino, Feminino e Misto.
Os jogos foram disputados em set único de seis pontos. Em caso de empate em 5 a 5, a partida iria a 7 e igualdade em 6 a 6, a disputa iria para um tie break até 7 pontos ou dois pontos de diferença (8×6, 9×7, 10×8, etc). No final, as duas melhores duplas seriam premiadas com troféus e brindes. Além disso, os terceiros colocados também receberiam brindes. Vale ressaltar que não houve disputa do 3º lugar, sendo a dupla definida aquela que perdeu para a campeã na semifinal.
MASCULINA C
Quinze duplas disputaram a competição. Elas foram divididas em cinco chaves de três, onde jogaram entre si, avançando as duas melhores de cada grupo para o mata-mata. Os primeiros colocados e o melhor 2º avançaram direto para as quartas de final. Já os demais segundos tiveram que disputar um playoff para definir os dois últimos classificados das quartas.
Após grandes jogos, foi definida a final: De um lado a dupla osoriense formada por Titio e Dudu Ferrari. Já do outro lado, o osoriense Pretinho e o atleta de Palmares do Sul Eduardo Boeira (Duca). Ambas as duplas chegaram invictas a decisão. Na primeira fase, Titio e Dudu terminaram em primeiro na chave 4 ao derrotarem Igor e Roberto no tie break por 8 a 6 e Douglas e Fabricio por 6 a 3. Já Pretinho e Eduardo foram os líderes do grupo 2 ao vencerem Edgar/Mateus Moura e Carlos Santini/Rogerinho Bernardes, ambos pelo placar de 6 a 3.
Nas quartas de final, Titio e Dudu passaram por Gamarra e Filipe Luiz por 6 a 3. Enquanto isso, Pretinho e Duca fizeram 6 a 2 para cima de André Valentim e John Hoffmann. Já nas semifinais, em partida complicada, Titio e Dudu derrotaram Santini e Rogerinho por 6 a 4. Na outra partida, Pretinho e Eduardo fizeram 6 a 1 para cima de Maninho e Ricardo Matias.
Final – Titio/Dudu Ferrari Vs Pretinho/Eduardo Boeira (Duca)
Já era passada da meia-noite quando as duplas entraram em quadra para a final. Com os quatro atletas bastantes desgastados, o jogo começou com muitos erros de ambos os lados. No primeiro game, Pretinho e Eduardo fizeram 30×40 na devolução para fora de Dudu. Após erro de Pretinho, no No-Ad (ponto decisivo), Duca finalizou o rali com um smash em cima de Dudu, fazendo 1 a 0 no placar.
Na segunda parcial, Titio começou errando duas bolas fáceis. Depois, Pretinho chamou a responsabilidade e com um smash e um ace, confirmou o serviço, fazendo 2 a 0. Os erros de Titio continuaram no 3º game, o que foi decisivo para Eduardo e Pretinho fazerem o 3 a 0 no smash de Duca, que Titio não conseguiu pegar.
Com Eduardo acertando dois aces, ele e o parceiro abriram 40×15 na quarta parcial. Na sequência, Dudu atacou e Pretinho devolveu no fundo para fazer o 4 a 0. O quinto game começou com um ataque de Titio na parede. Naquela altura da partida, Dudu e Titio estavam completamente fora da partida e cansados não demonstravam poder de reação. Depois de Dudu mandar dois saques na rede (0x40), a dupla osoriense ainda foi atrás da igualdade na parcial, graças ao ataque de Titio no fundo e aos dois smashs para fora de Eduardo. No 40×40, após boa troca de bolas, Pretinho acertou um smash em Titio para fazer o 5 a 0.
O único ponto de Titio e Dudu saiu graças aos erros da dupla adversária. Depois de Pretinho desperdiçar três saques, Duca mandou o smash na rede, confirmando a quebra de Titio e Dudu: 5 a 1. No sétimo game, com Titio no saque, Pretinho e Eduardo fizeram 15×40 na devolução na rede de Dudu. Na bola seguinte, Titio sacou para fora, cedendo o 6 a 1, ponto que confirmou a vitória na partida e o título da Masculina C para Pretinho e Duca. Com o resultado, Maninho e Ricardo ficaram com a terceira posição, já que haviam perdido para a dupla campeã na semifinal.
FEMININA C
Seis duplas entraram em quadra na manhã de sábado (8) para a disputa da categoria. Elas foram divididas em duas chaves com três, onde jogaram entre si, avançando as duas primeiras de cada grupo para a semifinal. Após belos jogos, foram definidas as finalistas. E só teve atleta de Osório. De um lado Carol Ribeiro e Scheila Lessa chegaram invictas, ao vencerem os três jogos que disputaram: 6 a 2 em Cris/Sol, 6 a 2 em Pri Mesquita/Sheila Costa e 7 a 4 (no tie break) em Cheila Dias/Grace.
Já do outro lado, Jaci e Camila Santos estrearam vencendo Cheila Souza e Grace por 6 a 3. Na disputada da liderança da chave 2, as duas acabaram sendo derrotadas no tie break no duelo contra Adriana e Débora pelo placar de 7 a 3. A vaga na decisão veio com um triunfo para cima de Cris e Sol por 6 a 4.
Final – Carol Ribeiro/Scheila Lessa Vs Jaci/Camila Santos
Com Jaci soltando o braço no saque, ela e a parceira abriram 40×0 na primeira parcial, na devolução de Scheila para fora. Após Scheila acertar um lobe, Carol atacou para fora, cedendo o 1 a 0 para a dupla adversária. No segundo game, Camila e Jaci abriram 0x40 na devolução de Camila, depois do saque de Scheila. Após dois belos ataques de Carol, Scheila sacou e Camila devolveu com um lobe na linha, fazendo 2 a 0 no marcador.
Em uma parcial mais equilibrada, Jaci e Camila fizeram 40×30 no 3º game, no ataque de Carol na rede. Na jogada seguinte, Camila atacou e Carol devolveu para fora, cedendo o 3 a 0. A quarta parcial tinha tudo para ser o início da reação de Scheila e Carol. Primeiro Scheila começou acertando dois ataques (um na diagonal e outro na paralela). Na sequência, Carol sacou e Camila devolveu para fora, cedendo o 40×15 para a dupla adversária. Mesmo com a vantagem, Scheila e Carol viram Jaci e Camila reagirem e virarem o game. O 40×30 saiu na devolução de Camila na diagonal, após smash de Scheila. Na jogada seguinte, após belo rali, Carol buscou um ataque e a bola sobrou próximo a rede para Jaci cravar: 40×40. No No-Ad, depois de outro rali, Jaci soltou o braço e Carol não conseguiu pegar: 4 a 0.
Com Jaci e Camila pegando tudo, as duas iam cansando a dupla adversária e matavam os pontos nas melhores bolas. A quinta parcial foi definida no ace de Jaci. Já na sexta parcial, mais uma vez Jaci e Camila tiveram que correr atrás da virada. Com Scheila no saque, as duas saíram tomando 40×15, na diagonal para fora de Camila. Depois de Carol mandar um ataque para fora, Jaci fez o 40×40 em uma bela devolução. No ponto decisivo, após boa troca de bolas, Scheila mandou a bola na rede, cedendo o 6 a 0 e confirmando a vitória na partida e o título da Feminina C para Camila e Jaci. Com o resultado, Cris e Sol ficaram com o 3º lugar, já que haviam perdido nas semifinais para a dupla campeã.
MISTA C
Na tarde de sábado (8), oito duplas entraram em quadra em busca do título da competição. Elas foram divididas em duas chaves com quatro cada, onde jogaram entre si, avançando as duas melhores de cada grupo para as semifinais. Após jogaços, a final da Mista C seria disputada entre a dupla osoriense formada por Inri e Sheila Costa contra Eduardo Boeira e Mariane Oliveira de Palmares. Essa foi a 2ª final de Duca, que já havia vencido a Masculina, jogando ao lado de Pretinho.
As duas duplas caíram na mesma chave e estrearam vencendo os seus dois primeiros jogos. Inri e Sheila derrotaram Gamarra/Virgínia e Anderson/Jaque, ambos por 6 a 3. Já Eduardo e Mariane venceram Anderson e Jaque por 6 a 2 e Gamara e Virgínia por 7 a 5 (no tie break). O duelo pelo 1º lugar do grupo foi incrível, com direito a uma virada espetacular. Duca e Mari chegaram a fazer 5 a 2 no placar, mas tomaram a virada, perdendo a partida por 7 a 5.
Já nas semifinais, duas vitórias tranquilas por 6 a 2. A dupla de Osório passou por Paulo e Clara (Porto Alegre), enquanto que os atletas de Palmares derrotaram Eduardo Teixeira e Jaci. Com isso, as duplas voltariam a se enfrentar, dessa vez na decisão do título.
Final – Inri/Sheila Costa Vs Eduardo Boeira/Mariane Oliveira
Depois do susto no duelo da primeira fase, Inri e Sheila começaram mais concentrados, não dando chances para a dupla adversária. Acertando tudo no primeiro game, eles fizeram 1 a 0 no smash de Inri. Com uma parcial quase perfeita de Inri, o 2 a 0 saiu após Inri dar um smash e Mariane devolver para fora. Já o 3º ponto saiu em um game onde Eduardo errou tudo, sendo a parcial definida em um saque para fora do atleta de Palmares.
Após um game horroroso, Duca se recuperou. Soltando o braço, ele e a parceira fizeram 15×40 na quarta parcial, na devolução para fora de Inri. Depois de Inri acertar dois smashs, sendo um com ajuda da rede, a dupla de Palmares conseguiu a quebra de serviço. No ponto decisivo, Eduardo precisou ser insistente, confirmando o ponto cravando o smash: 3 a 1. Mas a reação de Duca e Mari parou por aí. Em um quinto game equilibrado, Inri e Sheila fizeram 30×40 na bola na rede de Mariane. Na jogada seguinte, após boa troca de bolas, Mari mandou o smash para fora, cedendo o 4 a 1.
Na sexta parcial, a dupla osoriense abriu 40×15, graças a bola de Eduardo que ficou na rede. Na sequência, Inri mandou um smash e Mariane devolveu para fora: 5 a 1. O sétimo game foi marcado por muitos erros. Com a parcial empatada em 30×30, Inri finalizou o belo rali com um ataque na paralela, fazendo o 30×40. No primeiro match point, Eduardo acertou um ace na linha, deixando tudo igual: 40×40. E no No-Ad, depois de outro rali, Inri finalizou a partida com um smash na diagonal em cima da linha, ponto que confirmou a vitória da partida por 6 a 1 e o título da Mista C para Inri e Sheila. Com o resultado, os portoalegrenses Paulo e Clara ficaram com a 3ª posição, já que haviam perdido para a dupla campeã na semifinal.
CONTINUAÇÃO
O 7º Soul Cup de Beach Tennis segue nesta sexta-feira (14), a partir das 18h, com as partidas da Mista Open. Lembrando que os jogos acontecem no Soul Beach, localizada na Rua Santos Dumont, no 2.434, no bairro Albatroz. É válido ressaltar que a entrada é gratuita e aberta a toda comunidade osoriense.