CIDADEPOLICIALSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

154 alunos de Osório são formados no Proerd

Dando continuidade as formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no Litoral, na terça-feira (12), foi realizada a formatura dos alunos de Osório. Ao todo, foram formados 154 estudantes das Escolas Cônego Pedro Jacobs e General Osório, além do Colégio Cenecista Marquês do Herval.

As aulas foram conduzidas pelas instrutoras sargento Andreia e soldado Hesper. Antes da entrega dos prêmios, foi realizado o Juramento, onde os formandos prometeram ser fiéis aos valiosos ensinamentos recebidos. Além dos Certificados de Conclusão, foram entregues medalhas aos estudantes de destaque. Além disso, os alunos com as melhores redações foram contemplados com bicicletas.

O evento foi realizado no auditório do Unicnec e contou com a presença do Mascote Daren, além das seguintes autoridades: capitão Thaires Selister (1ª Cia Policial-Militar do 8º BPM), Liana Caminha (juíza da Vara Criminal), Cíntia Azambuja (Juizado da Infância e da Juventude de Osório), Edson Schmitz (presidente do Consepro), Joanito Borges (secretário municipal de Assistência Social), João Pereira (vice-presidente do Legislativo osoriense) e o vereador Ed Moraes, além de diretores, professores e familiares dos estudantes.

OUTRAS FORMATURAS

Ao longo das últimas semanas a Brigada Militar (BM) tem realizado as formaturas do Proerd em diferentes cidades da região. Ao todo, foram formados, até o momento, 2.141 alunos. Além de Osório, também houve estudantes sendo congratulados nos seguintes municípios: Torres (695), Balneário Pinhal (477), Capão da Canoa (320), Três Cachoeiras (238), Dom Pedro de Alcântara (137) e Palmares do Sul (120).

PROGRAMA

O Proerd foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com o nome Drug Abuse Resistance Education ou DARE (sigla em inglês para Educação sobre Resistência ao Abuso de Drogas), chegando ao Brasil em 1992. Quatro anos depois, em 1998r, a Brigada passou a introduzir a metodologia em inúmeros municípios gaúchos, aproximando a Corporação da comunidade escolar ao desenvolver um currículo de prevenção às drogas ilícitas e à violência.