REGIÃO

12 municípios do Litoral Norte podem participar de programa de recuperação de estradas vicinais

Para auxiliar os municípios que decretaram situação de calamidade pública por conta de eventos climáticos extremos, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou um programa de atendimento para execução de custeio para recuperação de estradas vicinais. O programa tem o objetivo de minimizar os resultados causados por eventos adversos, além de fomentar a produção a agropecuária de pequeno e médio porte, a partir da melhor trafegabilidade dos produtos, comercialização e distribuição.

No RS, poderão participar do programa municípios com decretos de calamidade pública causados pelas fortes chuvas, que foram reconhecidos pelo Governo do Estado. No Litoral Norte gaúcho, 12 cidades estão aptas a participarem. São elas: Capão da Canoa, Caraá, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.

As Administrações municipais deverão apresentar a proposta, que deverá conter o número de quilômetros de estradas a serem recuperados e fotos georreferenciadas das estradas afetadas. Os municípios aptos têm até o dia 15 deste mês para cadastrarem e enviarem suas propostas. A análise dos requisitos acontecerá de 18 a 22 de dezembro e a celebração e assinatura do termo de convênio estão previstas para acontecer até o dia 29/12.

O Mapa também divulgou que, no momento, não dispõe de orçamento extra. No entanto, buscará indicação orçamentária junto à base parlamentar para custeio do convênio.