Vila Esportes recebe Fire Play de Beach Tennis

Sheila Costa e Camila foram as campeãs da Feminina D.

OSÓRIO – Na última quinta-feira (16), em pleno feriado de Corpus Christi, o Vila Esportes foi palco do Fire Play de Beach Tennis. A competição reuniu aproximadamente 50 duplas de Osório e região. O torneio contou apenas com a categoria D, nos naipes Masculino, Feminino e Misto, onde foram premiados os campeões e vice-campeões.

As primeiras duplas a entrarem em quadra foram as da Feminina D. Seis duplas foram divididas em dois grupos com três, onde as duas melhores avançavam para as semifinais. Na chave 1, Jaque e Pri Mesquita confirmaram o favoritismo e passaram em primeiro com duas vitórias: 6×1 em Josiane/Mariza (Santo Antônio da Patrulha) e 6×3 em Camila/Viviane. Na disputa do 2º lugar, Josiane e Mariza derrotaram Camila e Viviane pelo placar de 6 a 3.

Já no grupo 2, Sheila Costa, jogando ao lado de Camila, também confirmou o favoritismo e passou na primeira posição com dois triunfos: 6×1 em Aline e Loriza e 6×2 em Cintia e Janaína. No duelo pelo 2º lugar, Cintia e Janaína fizeram 6 a 2 em Aline e Loriza. Nas semifinais, Sheila e Camila atropelaram a dupla de Santo Antônio formada por Josiane e Mariza, fazendo 6 a 1. Na outra partida tivemos uma surpresa: Cintia e Janaína fizeram 6 a 1 para cima de Jaque e Pri Mesquita, chegando a decisão.

FINAL – Camila/Sheila Costa x Cintia/Janaína

A final começou equilibrada. Na primeira parcial, Cintia sacou para fora, cedendo o 30×40. No saque seguinte, Sheila mandou a devolução na rede: 40×40. No No-Ad (ponto decisivo) Sheila atacou para fora, cedendo 1 a 0 para Cintia e Janaína. O empate saiu no segundo game. Com Camila no saque, Cintia e Janaína sofreram com a recepção e na devolução para fora de Jana, cederam o 1 a 1.

O terceiro game começou com dois bons ralis, ambos sendo finalizados em ataques de Camila: 0x30. Na largada de Cintia na rede, Sheila e Camila fizeram 0x40. Na sequência, Janaína sacou na rede, cedendo a virada: 2 a 1. Com Camila jogando muito, ela e a parceira começaram a abrir vantagem no marcador. No quarto game, Camila decidiu a parcial com um ataque e um lobe no fundo: 3×1. Já no quinto game, aproveitando os erros da dupla adversária, Camila e Sheila fizeram o 4 a 1, na insistência de Camila no smash, após boa troca de bolas.

A partir daí Cintia e Janaína começaram a reagir e voltaram para a partida. Com Camila no saque, a dupla fez 30×40 na devolução de Cintia no fundo. Na jogada seguinte, depois de uma boa troca de bolas, Camila tentou um ataque na diagonal e jogou para fora, cedendo o 4×2. No sétimo game, Janaína começou com tudo: Em um ataque acelerado e em um ace, ela e Cintia abriram 40×15. Mas Sheila e Camila foram buscar a igualdade: Primeiro Jana mandou um smash e Camila devolveu na diagonal. Na sequência, Sheila devolveu uma bola no fundo e Janaína não alcançou: 40×40. No No-Ad, após troca de bolas, Camila atacou para fora, cedendo o 4×3.

No oitavo game, Sheila foi para o saque e soltando o braço freou a reação da dupla adversária. Com direito a três aces, Sheila fechou a parcial com uma largada, que Janaína devolveu na rede: 5×3. O nono game foi bastante equilibrado. Na bola de Sheila na rede, Cintia e Janaína fizeram 40×30. E no ace de Cintia, a dupla descontou para 5 a 4. Já o 10º game, foi marcado por um festival de erros, com as duas duplas sentindo a pressão.

Logo no início, um belo rali e, após linda buscada de Janaína, Camila atacou para fora: 0x15. Com dois ataques de Sheila para fora: Cintia e Janaína abriram 0x40. Porém, com dois erros de Janaína (uma devolução e um ataque para fora) e outro de Cintia na rede, Sheila e Camila empataram a parcial em 40×40. No ponto decisivo, Sheila mandou a devolução na rede, cedendo o 5×5, levando a partida para o tie break.

TIE BREAK – No tie break, Sheila e Camila começaram com tudo: Janaína começou sacando na rede, cedendo o 1 a 0. Na sequência, Camila acertou um smash na paralela para fazer o 2 a 0. O terceiro ponto saiu no saque de Sheila que Cintia devolveu para fora. Já no quarto ponto, Cintia sacou, Camila devolveu com um smash que Cintia não conseguiu defender: 4×0.

Novamente precisando correr atrás no placar, Cintia e Janaína ameaçaram uma reação. Primeiro, Cintia mandou um smash na diagonal para descontar para 4 a 1. Na sequência, Camila tentou um ataque, a bola chorou e não passou: 4×2. Na bola seguinte, Cintia deu outro smash e Camila devolveu para fora: 4×3.

Com a chance de empatar o jogo, Janaína mandou o primeiro saque para fora: 5 a 3. Na sequência, após boa troca de bolas, Jana mandou o smash para fora, cedendo o 6 a 3. Sheila foi para o saque e no primeiro match point, Camila mandou o ataque acelerado para fora: 6×4. Porém, na jogada seguinte, Janaína mandou o smash na rede, cedendo o 7 a 4 e confirmando o título da Feminina D para Sheila Costa e Camila.

Cintia e Janaína foram as vice-campeãs da Feminina D.

MASCULINA D

Nove duplas foram divididas em três grupos com três cada um. As duas melhores primeiras colocadas avançavam direto para as semifinais, enquanto que a pior primeira e as três segundas colocadas disputariam um play of para definir as outras duas classificadas para as semifinais.

Depois de grandes jogos, duas duplas de Palmares do Sul acabaram chegando a decisão. De um lado estavam Filipe e Thiago. Os dois terminaram com a melhor campanha da primeira fase após avançarem na liderança da chave 3 com duas vitórias: 6×0 em Lourenço/Luis e 6×1 em Luciano/Ronaldo.

Avançando direto para as semifinais, Filipe e Thiago enfrentaram Anderson e Luiz Fernando, uma das duplas favoritas ao título, em uma partida digna de decisão de título. Filipe e Thiago saíram tomando 3 a 1, mas conseguiram a virada para 4 a 3. Porém, Anderson e Luiz Fernando conseguiram a virada para 5 a 4. No décimo game, com a partida empata em 40×40, Anderson sacou na rede, cedendo o 5×5.

No tie break Filipe e Thiago abriram 5 a 2, mas levaram a virada para 6 a 5. Filipe e Thiago conseguiram salvar o match point e viraram a partida para 7 x 6. Com o match point a favor, Thiago mandou um smash, mas Anderson conseguiu devolver na paralela: 7 a 7. Então Filipe resolveu chamar a responsabilidade e com dois smashs (um em cima de Luiz Fernando e outro na diagonal), fechou o tie break em 9 a 7, confirmando a vaga da dupla na final.

Enquanto isso, do outro lado da chave, Eduardo e Ricardo também não tiveram vida fácil para chegar a decisão. Depois de estrear vencendo Renan Rosa e Zico por 6 a 3, a dupla perdeu para Luiz Fernando e Anderson por 6 a 2. Com o resultado, eles ficaram em 2º na chave 2, tendo que disputar o play of.

No duelo contra Guingo e Tchaca, Eduardo e Ricardo venceram por 6 a 3, conseguindo a vaga na semifinal. Na partida decisiva em busca na vaga na final, os atletas de Palmares pegaram Carlos Santini e Zé Pisoni. Os visitantes saíram tomando 3 a 0, mas conseguiram a virada para 5 a 4. E no game seguinte, confirmaram o match point, com direito a quebra de serviço, fechando o jogo em 6×4.

FINAL – Filipe/Thiago x Eduardo/Ricardo

Eduardo e Ricardo começaram melhores na partida e fizeram 2 a 0. Em um game com muitos erros dos dois lados, Thiago atacou para fora, cedendo o 40×30. Na sequência, Filipe atacou para baixo, fazendo 40×40. No No-Ad, Ricardo deu um smash e Filipe devolveu para fora: 1 a 0. No segundo game, Eduardo e Ricardo deram um show de defesas, abrindo 15×40 no ataque para fora de Filipe. Na jogada seguinte, após boa troca de bolas, Eduardo apenas colocou a bola para fazer o 2 a 0.

No terceiro game começou a reação de Filipe e Thiago. Eduardo e Ricardo abriram 40×15, mas com dois smash (um de Filipe para baixo e outro de Thiago na diagonal), Filipe e Thiago buscaram o 40×40. No ponto decisivo, Eduardo mandou o lobe na rede, cedendo o 2 a 1. O empate veio no quarto game. Com Filipe soltando o braço no saque, ele e o parceiro fizeram 40×0 no smash de Thiago. Depois de Filipe mandar um saque na rede, ele mesmo fechou a parcial com um smash, empatando a partida em 2 a 2.

Filipe e Thiago seguiram com a reação e no smash de Thiago fizeram 15×40 no quinto game. Após Thiago não conseguir devolver um ataque de Ricardo no fundo, a dupla fechou a parcial no saque para fora de Ricardo: 3 a 2. No sexto game, com as duas duplas errando muito, Filipe mandou um smash fazendo 40×30. Na sequência, Thiago mandou o smash na rede: 40×40. No No-Ad, Ricardo mandou a devolução para fora, cedendo o 4 a 2.

Nessa altura da partida, Eduardo e Ricardo já estavam abatidos e os erros só aumentaram, com a dupla vendo o título ficar cada vez mais distante. Filipe e Thiago fizeram 0x40 na devolução de Filipe no saque de Ricardo. Depois de Thiago mandar uma devolução para fora, Filipe acertou uma devolução na diagonal, fazendo o 5 a 2. Filipe foi para o saque e começou errando os dois primeiros (um na rede e outro para fora): 0x30. No saque seguinte, ace na linha: 15×30. Na sequência, Filipe e Thiago fizeram 40×30: primeiro na linda defesa de Thiago após largada de Ricardo e depois na devolução de Ricardo na rede.

Eduardo e Ricardo conseguiram salvar o primeiro match point, já que o smash de Thiago parou na rede. E no ponto decisivo, após uma troca de bolas, Ricardo jogou para fora, cedendo o 6 a 2 e confirmando o título da Masculina D para Filipe e Thiago.

Finalistas da Masculina D: Eduardo, Filipe, Thiago e Ricardo.

MISTA D (mesmo regulamento da Masculina D)

Desde o início apontada como uma das favoritas ao título, a dupla formada por Guingo e Lisa (Palmares) não teve muita dificuldade para chegar a decisão. Eles terminaram a primeira fase com a melhor campanha, após avançarem na liderança do grupo 3 com duas vitórias: 6×1 em Carlos e Carla Santini e 6×4 em Vinício e Lia. Nas semifinais, no duelo que era para ser equilibrado, vitória tranquila por 6 a 2 contra Anderson e Jaque e vaga na final assegurada.

Já os adversários de Guingo e Lisa na decisão foram uma grande surpresa. Após Igor e Tina não poderem comparecer a competição, Paulinho e Cláudia acabaram sendo convidados de última hora para disputar o torneio. E não é que o casal conseguiu chegar na final. Na chave 2, eles passaram em primeiro, vencendo Eduardo/Daiana (6×3) e Renan Rosa/Fê Bassani (6×5).

Devido ao saldo de games, Paulinho e Cláudia precisaram disputar o play of, onde derrotaram Santini e Carla pelo placar de 6 a 2. Na semifinal, duelo contra Tchaca e Sheila Costa e, contrariando a maioria, a dupla venceu a partida por 6 a 4, chegando a grande decisão. O destaque da partida foi Cláudia, que mesmo após sentir uma lesão, quando o jogo estava 4×3 para ela e o parceiro, continuou na partida e o esforço deu resultado. Porém, isso ainda iria atrapalhar lá na frente.

Guingo e Lisa foram campeões da Mista D.

FINAL – Guingo/Lisa x Paulinho/Cláudia

Guingo e Lisa começaram melhores na partida e fizeram 2 a 0. Com a dupla adversária errando muito, eles abriram 40×15 no smash na rede de Paulinho. Depois de Cláudia descontar para 40×30, Lisa fechou a parcial com um ataque na diagonal: 1 a 0. No segundo game, Cláudia seguiu errando muito e no saque na rede, Guingo e Lisa fizeram 0x40. No lance seguinte Paulinho tentou uma largada, mas a bola ficou na rede: 2×0.

Em um terceiro game mais equilibrado e com lindas defesas, Paulinho e Cláudia fizeram 30×40 na devolução na rede de Lisa. No ace de Lisa, a parcial ficou empatada: 40×40. E no ponto decisivo, Lisa mandou o saque na rede, cedendo o 2 a 1. Porém, a perda do game não abalou Guingo e Lisa, que voltariam a abrir vantagem no placar.

No quarto game, Cláudia estava sofrendo muito com as dores causadas pela lesão na semifinal e mal conseguia caminhar. Paulinho, que se desdobrava para conseguir defender os ataques da dupla adversária, também acabou sentindo, quando a parcial estava empatada em 15×15, deixando a situação ainda mais complicada. Mesmo com os dois machucados, o casal não desistiu e seguiu jogando na raça até o final.

Com a partida retomada, Guingo resolveu o game: primeiro com uma bola na diagonal, que Paulinho não conseguiu alcançar e depois com dois smashs para fazer o 3 a 1. No quinto game, Cláudia voltou a abusar dos erros e na largada de Guingo, ele e Lisa ampliaram para 4 a 1. Com Cláudia mancando para sacar, ela e o parceiro seguiam no jogo, na superação. Aproveitando os erros de Guingo, a dupla conseguiu fechar a parcial na furada de Lisa no smash: 4 a 2.

No sétimo game, o saque de Lisa entrou e na devolução de Cláudia para fora, ela e Guingo fizeram 5 a 2, ficando a um ponto do título. Com Paulinho e Cláudia já não aguentando mais, Guingo e Lisa fizeram 0x40 no saque na rede de Paulinho. Na sequência Guingo mandou a devolução na rede: 15×40. Mas no segundo match point, Paulinho sacou para fora, cedendo o 6 a 2 e confirmando o título de Lisa e Guingo na Mista D, sendo mais um para Palmares do Sul.

Cláudia e Paulinho foram vice-campeões da Mista D.

Fotos: Lucas Rodrigues