ESPORTES

Vila Esportes realiza competições de Beach Tennis

OSÓRIO – No sábado (24), o Vila Esportes realizou um Torneio de Beach Tennis. A competição, disputada nas categorias Mista C e D, contou com a participação de 18 duplas de Osório e outros municípios, como Palmares do Sul, Porto Alegre, entre outros; sendo nove em cada categoria. Foram premiadas as duas melhores duplas de cada categoria, sendo entregue troféus e um vale de R$ 150,00 em compras para a dupla campeã.

MISTA D

Ricardo/Vanessa 6 x 2 Jerônimo/Caroline

A final da Mista D foi disputa por uma dupla de Osório e uma de Porto Alegre. Ambas chegaram a decisão invictas, com três vitórias em três jogos. Os osorienses Ricardo e Vanessa venceram na primeira fase Régis/Letícia e Davi/Martina, ambos por 6 a 4. Já os portoalegrenses Jerônimo e Caroline derrotaram na fase de grupos Davi/Luiza (6×3) e Alex/Quênia (6×1).

Indo direto para as semifinais, as duas duplas chegaram a final com vitórias por 6 a 4. Ricardo e Vanessa bateram Marcão e Vivi Jaques. Já Jerônimo e Caroline derrotaram Adriano e Ana Paula.

Final – A decisão começou bastante equilibrada. No 1º game, Jerônimo e Caroline fizeram 30×40 no lobe para longe de Vanessa. Após Ricardo acertar um ataque na paralela, no No-Ad (ponto decisivo), Jerônimo mandou o smash para fora, cedendo o 1 a 0 para a dupla de Osório. O empate saiu na parcial seguinte. Com Caroline no saque, ela e Jerônimo fizeram 40×15 com um ace. Na sequência, Vanessa tentou buscar a largada, mas a devolução acabou indo para fora: 1 a 1. Após o ponto, Caroline começou a sentir dores, o que acabou prejudicando sua atuação no decorrer da partida.

No 3º game, com Vanessa soltando o braço no saque, a dupla de Osório abriu 40×0, com dois smashs seguidos de Ricardo. Na jogada seguinte, Ricardo mandou outro smash e Jerônimo devolveu para fora, cedendo o 2 a 1. No quarto game foi a vez de Jerônimo soltar o braço, fazendo com que ele e Caroline abrissem 40×15. Após uma bola para fora de Jerônimo, Ricardo e Vanessa buscaram o empate no ataque no fundo de Ricardo. Porém, no ponto decisivo, Jerônimo sacou, Ricardo tentou a devolução, mas a bola chorou e não passou: 2 a 2.

Em um game com muitos erros, Ricardo e Vanessa fizeram 40×30 na devolução na rede de Caroline. Na jogada seguinte, Ricardo mandou o smash e, com ajuda da fita, fez o 3 a 2. Em mais uma parcial parelha, Ricardo e Vanessa fizeram 30×40 no smash de Jerônimo na rede. Na sequência, Jerônimo errou outro smash, dessa vez para fora, cedendo o 4 a 2 e confirmando a primeira quebra de serviço do jogo.

Jerônimo e Caroline estiveram perto de devolver a quebra, fazendo 30×40 na devolução na rede de Vanessa. Porém, no primeiro break point, Jerônimo atacou para fora. No No-Ad, Vanessa sacou, Caroline devolveu com um lobe e Ricardo definiu com um smash na paralela: 5×2. A essa altura da partida, a dupla de Porto Alegre já não tinha forças para buscar uma reação. Aproveitando os erros dos adversários, Ricardo e Vanessa fizeram 15×40 na largada de Jerônimo que ficou na rede. No primeiro match point, a dupla de Osório fechou o jogo, no smash na rede de Jerônimo. Final da partida! 6 a 2 para Ricardo e Vanessa e título da Mista D para a dupla de Osório.

MISTA C

John/Paola Schefer 7 x 5 Totonho/Daia Salgado

Se John e Paola não tiveram muitas dificuldades para chegarem à final, passando por Márcio/Carla e Felipe/Bruna na 1ª fase e Vinício e Lia na semifinal, não pode se dizer a mesma coisa de Totonho e Daia Salgado.

Na fase de grupos a dupla suou muito para conseguir se classificar. Depois de vencerem Bolívar e Rita por 7 a 5 eles precisaram de um tie break para derrotarem Luiz Fernando Gomes e Taís Heberle. Depois de estarem vencendo por 3×0 e 5×2, Totonho e Daia viram a dupla adversária empatar a partida em 6×6. Em um baita tie break, Totonho e Daia conseguiram a vitória por 9 a 7.

Com saldo de games pior, Totonho e Daia precisaram disputar um play of contra Felipe e Bruna, onde venceram por 6×4. Já nas semifinais, mais uma pedreira. Jogando contra Thiaguinho e Scheila Costa, eles saíram fazendo 4 a 0, mas tomaram o empate em 4×4. Vencendo por 5×4 e com 40×30 no décimo game, Totonho e Daia perderam a chance de fechar a partida e tomaram o 5 a 5. Após fazerem 6×5, novamente a dupla tomou o empate e teve que disputar a vaga para final em mais um tie break. Sem dar chances para o azar, Totonho e Daia saíram fazendo 2×0, abriram 5×2 e fecharam a partida em 7×3.

Final – O primeiro game foi marcado por muitos erros e uma quebra de serviço. Totonho e Daia fizeram 30×40, na devolução para fora de Paola. Na sequência, Totonho mandou o smash na rede: 40×40. No No-Ad, Paola sacou e Daia devolveu no fundo, fazendo 1 a 0. Na segunda parcial, John e Paola devolveram a quebra. Depois de saírem tomando 40×0, após dois aces de Totonho e um lobe de John para fora, a dupla buscou a igualdade no game, graças a um ataque acelerado de Paola no fundo e dois ataques de Totonho na rede. No ponto decisivo, Daia mandou o lobe para fora, cedendo o empate: 1 a 1.

Com John pegando tudo, ele e Paola fizeram 40×15 no 3º game. Após Totonho acertar um smash na insistência, a dupla fechou a parcial na largada na rede de Totonho: 2×1. Em um game equilibrado, no 40×40, Daia mandou o saque na rede, cedendo o 3 a 1.  Na quinta parcial, John e Paola venciam por 40×30 quando Paola mandou o saque na rede. No No-Ad, John mandou o lobe para fora, cedendo o 3 a 2. No sexto game, John e Paola acertaram tudo, abrindo 15×40 no lobe de John. Na sequência, Totonho sacou e John devolveu com um lobe no fundo para fazer 4 a 2. Em uma parcial equilibrada, John e Paola fizeram 40×30 no ace de John, com ajuda da rede. Na bola seguinte, Totonho mandou a devolução e John fez 5×2 com um smash.

O oito game quase mudou o rumo da partida. Paola foi para o saque e ela e John fizeram 40×0 com ataque de John no fundo. Porém, o jogo foi interrompido (de maneira correta) por pessoas que estavam assistindo à partida do lado de fora da quadra, avisando que era Daia que sacava. Após as duas duplas conversarem, foi zerada a parcial, sendo aplaudida a atitude de John e Paola. Porém, a confusão acabou desestabilizando a dupla que viu Totonho e Daia fazerem 40×0 e fecharem o game na largada na diagonal de Totonho, descontando para 5 a 3.

Aproveitando o abalo de Paola e John, Totonho e Daia buscaram o empate no marcador. Com Paola no saque (agora certo), eles fizeram 30×40 no smash para fora de Paola. Na sequência, a mesma Paola sacou na rede, cedendo o 5 a 4. No décimo game, John mandou o smash e Totonho devolveu na paralela, fazendo 40×15. Na bola seguinte, após boa troca, John atacou para fora, cedendo o 5 a 5.

No pior momento na partida, John foi para o saque e com smash na rede e um lobe para fora, viu Totonho e Daia abrirem 15×40. Mesmo com três chances para fecharem o game e virarem a partida, Totonho e Daia não aproveitaram e com três erros seguidos (devolução de Totonho para fora, e smash na rede e ataque para fora de Daia), acabaram cedendo o 6×5 para a dupla adversária.

Mesmo com Daia no saque, John chamou a responsabilidade e fez 15×40 com um belo ataque. Na bola seguinte, John acertou um lobe, fechando o jogo em 7 a 5, confirmando o título da Mista C para ele e Paola.

Mista C: Campeões John e Paola e vice-campeões Daia e Totonho ao lado da organizadora do evento
Neimara Bittencourt.

TORNEIO NEIMARA 4.0

No domingo (25), os jogos seguiram no Vila Esportes, com o Torneio Integração Neimara 4.0, organizado por uma das proprietárias do Vila, Neimara Bittencourt, em alusão aos seus 40 anos de vida, completados neste mês de setembro. Vinte e duas duplas de Osório e outras cidades disputaram a competição nas categorias Feminina C e D, sendo 11 em cada uma. Lembrando que todas as duplas foram sorteadas, tendo que as atletas buscarem entrosamento durante a competição. Além do troféu para as duas melhores duplas de cada categoria, as campeãs ganharam uma diária de hotel em Gramado.

FEMININA D

Ana Paula/Paloma 6 x 3 Alice/Mica

Ana Paula e Paloma chegaram a decisão voando. Na primeira fase, elas venceram as três partidas: 6×2 em Daiane/Ana Cláudia, 6×2 em Jaque/Ângela e 6×3 em Larissa/Bianca, partida essa que valeu a liderança do grupo e vaga direta nas semifinais. Na semifinal, mais um 6 a 2, dessa vez em cima de Luiza e Vanessa.

Alice e Mica também não tiveram muita dificuldade para chegarem a final. Na fase de grupos foram três vitórias contra Marilise/Quênia (6×3), July/Jenni (6×0) e Fran/Angélica (6×4). Também indo direto para a semifinal, a dupla chegou a decisão após derrotar Mari e Elisa pelo placar de 6 a 4.

Final – Com um começo arrasador, Ana Paula e Paloma abriram vantagem no marcador. Aproveitando os erros da dupla adversária, as atletas da casa fizeram 30×40 no lobe para fora de Mica. Na bola seguinte, Paloma deu uma largadinha na diagonal para fazer 1 a 0. Na segunda parcial, com Paloma soltando o braço no saque, ela e Ana fizeram 40×0 na bola na paralela de Paloma. No lance seguinte, a mesma Paloma acertou um ace na linha, fazendo 2 a 0. Em um set com muitos erros das duas duplas, a terceira parcial foi definida na devolução no lobe de Ana, depois do saque de Alice: 3×0. Em um game equilibrado, Paloma e Alice fizeram 40×30 na quarta parcial, no smash na diagonal de Alice. Na jogada seguinte, Paloma acertou um belo ataque para fazer o 4 a 0.

Depois de um começo ruim, Alice e Mica entraram na partida. Após Alice errar dois saques, a dupla conseguiu fazer 40×30 na devolução para fora de Ana. Na jogada seguinte, Ana fez 40×40 com um smash. No No-Ad, Alice acertou um ace, descontando o placar para 4 a 1. Aproveitando os erros da dupla adversária, Alice e Mica fizeram 0x40 no saque na rede de Paloma. E na devolução de Mica no fundo, diminuíram a diferença para 4 a 2. No sétimo game, Alice e Mica conseguiram encostar de vez. Em uma parcial equilibrada, elas fizeram 40×30, após Ana tentar uma diagonal e mandar a bola para fora. Na sequência, Alice sacou e Paloma devolveu no pé: 40×40. No ponto decisivo, Mica atacou na diagonal e Paloma não conseguiu defender: 4 a 3.

Após o susto, Ana e Paloma voltaram para a partida. Depois de abrir 40×0 no smash para fora de Alice, Ana fez 5 a 3 com um belo ace. Na parcial seguinte, a dupla saiu tomando 30×0, mas conseguiu virar para 30×40 no lobe para fora de Mica. No primeiro match point Paloma e Ana definiram a partida, graças ao lobe no teto de Alice. Final do jogo! Vitória de Paloma e Ana por 6 a 3 e título da Feminina D para a dupla de Osório.

Feminina D: Campeãs Ana e Paloma e vice-campeãs Alice e Mica.

FEMININA C

Nani/Neimara 6 x 3 Daia Salgado/Taís Heberle

Só teve jogão na Feminina C! Mesmo com um começo mais baixo, Nani e Neimara conseguiram avançar na liderança do seu grupo e de quebra conseguiram ir direto para as semifinais. As duas venceram os três jogos da primeira fase: 6×2 em Maria Luisa/Carol, 6×3 Pâmela/Bruna e 6×3 em Preta/Helena. Já nas semifinais, Neimara e Nani enfrentaram Pri Camargo e Cheila Dias. Em um grande jogo, conseguiram fazer 4 a 2, mas levaram o empate em 4 a 4. Depois de vencerem o nono game, Neimara e Nani estavam perdendo de 15×40, mas conseguiram virar a parcial e fechar a partida em 6×4, garantindo a vaga na decisão.

Do outro lado, Daia e Taís por pouco não se complicaram com elas mesmas. Logo na estreia, a dupla vencia Pri Mesquita e Carla por 5 a 0 quando tiveram um apagão e viram a dupla adversária descontar para 5 a 4. No décimo game, com a parcial empatada em 40×40, Daia e Taís conseguiram vencer o No-Ad e ganhar a partida por 6 a 4. Depois de derrotarem Maria e Tieli, também por 6 a 4. As duas tiveram que disputar um play of valendo vaga nas semifinais. Daia e Taís pegaram Pâmela e Bruna e venceram pelo placar de 6 a 3. Na semi, mais um susto: jogando contra Janaína e Isabelli, as duas abriram 4 a 1, tomaram o empate em 4 a 4, mas se reagiram e fecharam o jogo em 6 a 4.

Final – O primeiro game mostrou como a partida seria equilibrada. Em uma parcial com muitos erros, Nani e Neimara fizeram 40×30 na devolução para fora de Daia. Na sequência, Nani mandou o smash na rede: 40×40. No ponto decisivo, Daia mandou a devolução e, com ajuda da rede, fez 1 a 0. Com Daia e Taís errando muito, Neimara e Nani abriram 0x40 no segundo game. Após ace de Taís, Neimara e Nani fecharam a parcial no ataque de Daia na rede: 1×1. A virada saiu no game seguinte. Em uma parcial parelha, Nani fez 40×30 com um saque lobe. Na bola seguinte, Nani sacou e Daia devolveu no fundo da quadra: 40×40. No No-Ad, Daia mandou o smash na rede, cedendo o 2 a 1.

Daia e Taís seguiam errando. Após dois saques para fora de Daia e uma largada de Taís na rede, Neimara e Nani chegaram ao 3 a 1, em outra bola de Taís na rede. No quinto game, mesmo com Nani sentindo câimbras, ela e a parceira fizeram 40×15 no smash de Daia para fora. Na jogada seguinte, Taís tentou um smash na paralela, mas jogou para fora: 4 a 1.

Em situação complicada, Daia e Taís ameaçaram uma reação. Em uma parcial, novamente com muitos erros, o game foi decidido no No-Ad: após bom rali, Daia acertou um ataque na paralela, descontando para 4 a 2. Com Taís acertando tudo, tanto na pancada como na colocada, ela e Daia fizeram 15×40 no sétimo game. Na sequência, Taís mandou um gancho e Neimara não conseguiu devolver: 4×3.

Em bom momento na partida, Daia foi para o saque, com a chance de igualar o marcador. Porém, Nani e Neimara conseguiram fazer 30×40 na devolução de Nani, após gancho de Taís. Em outra devolução de Nani, dessa vez para fora, a parcial ficou empata em 40×40. No ponto decisivo, Taís mandou o smash para fora: 5 a 3.

Com Neimara no saque, ela e Nani fizeram 40×0, com um ace, um ataque de Daia na rede e um smash de Nani que Taís não defendeu. Mas Daia e Taís não se entregaram e foram atrás da igualdade. Primeiro Taís mandou o gancho e Neimara devolveu na rede: 40×15. Na sequência, Taís acertou uma devolução na diagonal:40×30. E na jogada seguinte, Taís soltou o braço no smash em cima de Nani:40×40. Em mais um No-Ad, Neimara sacou e Taís devolveu na rede, cedendo o 6 a 3 e confirmando o título de Nani e Neimara na Feminina C.

Fotos: Divulgação