Vigilância Ambiental alerta sobre Esporotricose
OSÓRIO – A Vigilância Ambiental divulgou nesta semana um alerta sobre a Esporotricose. A doença atinge principalmente gatos, mas pode ser transmitida para pessoas. Ela é causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que pode ser encontrado em galhos, troncos de árvores e roseiras.
Casos de Esporotricose têm sido cada vez mais comuns na cidade. De acordo com a veterinária da Secretaria Municipal de Saúde, Anne Marth, o fungo, quando entra em contato com o animal, se manifesta na pele, causando uma micose. Segundo a especialista, nesses casos, o recomendado é buscar o tratamento o quanto antes. Vale ressaltar que não há nenhuma vacina ou medicamento que possa evitar que o animal pegue o fungo.
O ideal é que as pessoas evitem o contato direto com pets contaminados, assim como o acesso às ruas, onde a probabilidade de o bichinho ser contaminado é maior. “A criação somente dentro de casa pode ser uma boa proteção e a castração é um dos procedimentos indicados”, ressaltou a veterinária Anne. Lembrando que o Canil Municipal realiza a castração gratuita dos animais. Para agendar o procedimento, entre em contato pelo e-mail: canilmunicipaldeosorio@gmail.com.
No ser humano, o fungo entra pela pele, por meio de uma mordida ou arranhão causado pelo animal infectado. No local, surgem lesões, que não cicatrizam. Ao contrair a doença, ou qualquer suspeita, procure uma Unidade de Saúde mais próxima. Mais informações sobre a Esporotricose e como tratar a doença podem ser obtidas diretamente com a Vigilância Ambiental, pelo telefone: (51) 3601-3315.

CRÉDITOS: Divulgação