Ricardinho disputará final da Copa América de Futebol de Cegos nesta sexta-feira
A seleção brasileira irá disputar nesta sexta-feira (28), a final da Copa América de Futebol de Cegos. Esta será a 10ª decisão em 10 edições da competição, onde irá em busca do seu sétimo título. Lidera pelo craque Ricardinho, o Brasil confirmou a vaga com uma rodada de antecedência ao derrotar a Colômbia por 4 a 0, na quarta (26). Os gols foram marcados por Nonato (duas vezes), Tiago Paraná e Jardiel.
Mesmo sem balançar as redes na Argentina, o capitão e camisa 10 da seleção tem sido importante para o Brasil. Contra a Colômbia, ele fez uma jogadaça se livrando de três marcadores, antes de passar para Nonato fazer o segundo gol do jogo. Com a vaga na final garantida, o osoriense vai em busca do seu quarto título na competição.
Com o resultado, o Brasil chegou a 12 pontos e só pode ser alcançado pela Argentina, que tem nove. Lembrando que a Copa América, disputada na cidade de Córdoba, na Argentina, conta com seis seleções. Todas jogam entre si e as duas melhores disputarão a final. Já a terceira e quarta duelam pelo bronze. Antes disso, o Brasil já havia confirmado a classificação para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, que serão disputados no ano que vem.
Os quatro primeiros da Copa América garantem vaga no Parapan. A competição classificará o campeão para os Jogos Paralímpicos de Paris, na França, em 2024. Além das vagas no Parapan, a Copa América dará três vagas para o Mundial da modalidade, que ocorrerá em 2023, na cidade inglesa de Birmingham. Mas como o Brasil já havia se classificado após vencer o Grand Prix no México, no início de setembro, o quarto colocado da competição na Argentina também disputará a Copa do Mundo de Futebol de Cegos. Lembrando que os três primeiros do Mundial também garantem vaga na Paraolimpíada.
FINAL – O mais provável é que a Argentina seja adversária da final, visto que a seleção dona da casa estava em segundo lugar com nove pontos, três a mais que a Colômbia. Para os argentinos ficarem fora da decisão eles teriam que perder para os colombianos por quatro ou mais gols de diferença, só assim perdendo a vaga, pelo saldo de gols. Já a Colômbia deve mesmo disputar o bronze contra Chile, Peru ou México. Na última rodada, disputada na quinta-feira(27), o Peru encarou o Brasil, o Chile enfrentou o México, além do duelo entre Argentina e Colômbia. Vale ressaltar que as partidas não haviam sido encerradas até o final desta edição.
A decisão está marcada para as 18h (horário de Brasília) desta sexta (28). Antes disso, ocorre a disputa do 3º lugar. Ambas as partidas serão transmitidas de maneira gratuita no canal do Youtube da Fadec (Federação Argentina de Futebol de Cegos).
A matéria completa sobre a final da Copa América de Futebol de Cegos você poderá ver na próxima edição do Jornal Momento, na terça-feira (01/11).
Foto: Divulgação