DESTAQUEREGIÃO

Reunião da Amlinorte discute ações a serem realizadas na região

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) estiveram reunidos durante a manhã de segunda-feira (6). A reunião aconteceu de maneira online e contou com a participação da assessora do vice-governador Gabriel Souza, Jussara Cenci; da assessora da Casa Civil, Elis Bueno; do coordenador da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Robson Brehm; do coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Fabricio Soares; do coordenador regional da Secretaria Estadual de Agricultura, Eder Rech; além de secretários municipais.

A reunião serviu para discutir as ações a serem realizadas em auxílio as cidades afetadas pelas fortes chuvas que atingiram todo o Estado durante a semana passada. Pelo menos 13 municípios da região se colocaram à disposição da Defesa Civil para recepcionar famílias desabrigadas do Estado, totalizando cerca de 500 vagas disponíveis. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está organizando com os hospitais do Litoral, assistência a população local, assim como para as famílias que se deslocarem para cá.

Já em relação as cidades do Litoral, segue o alerta, principalmente para as comunidades de Mostardas, com a suba da Lagoa dos Patos, e Palmares do Sul, com o aumento do Rio Palmares. Além disso, outros municípios como Santo Antônio da Patrulha, Maquiné e Caraá também tentam se recuperar depois dos prejuízos causados pelo temporal, onde centenas de pessoas acabaram ficando ilhadas devido à queda de pontes e ao transbordo de rios, lagoas e açudes.

De acordo com o presidente da Amlinorte, João Marcos Bassani, as cidades da região seguirão recolhendo doações para as regiões mais afetadas, sendo os donativos encaminhados para o Centro da Defesa Civil, em Porto Alegre.