Programação da Semana Farroupilha inicia nesta sexta-feira

Programação da Semana Farroupilha inicia nesta sexta-feira

OSÓRIO – Iniciam no município, nesta sexta-feira (13), os Festejos Farroupilhas.  A abertura está marcada para às 17h e 30min, no Parque de Rodeios Jorge Dariva, onde acontecerá o acendimento da Chama Crioula. Para o ato, está prevista a participação da 1ª Prenda do RS, Isabella Nunes. Já na sequência, às 19h, terão início as competições campeiras, com a disputa da Taça Farroupilha.

A programação da Semana Farroupilha segue no sábado (14), com o início do Campeonato Municipal de Laço e a disputa da Gineteada. Às 18h, acontece a tradicional Ave Maria. E, em seguida, será realizada uma homenagem a José Volmir Cardoso de Oliveira (Pitoco), o homenageado deste ano dos Festejos. Já no domingo (15), estão previstas as finais do Municipal de Laço e da Gineteada, além da prova da Vaca Parada.

A programação se encerrará na outra sexta (20), com o Desfile de Vinte de Setembro, que acontecerá na Avenida Marechal Floriano Peixoto, a partir das 15h. Logo após, às 17h e 30min, haverá no Parque de Rodeios a entrega da premiação para os vencedores das provas campeiras e a Extinção da Chama Crioula.

OUTRAS ATIVIDADES

Os Festejos Farroupilhas também contarão com shows musicais e bailes. Nos dias 13 e 15/09, Silvino e Grupo subirão no palco do Parque Jorge Dariva. As apresentações ocorrem às 21h e 19h, respectivamente. Já os bailes ficarão por conta de Tranco de Galpão (14) e Clóvis Fortes e Banda (19), ambos com início às 22h.

Além disso, entre os dias 13 e 19 de setembro haverá a Ronda Crioula, sempre a partir das 20h. Três entidades tradicionalistas do município serão responsáveis pelas apresentações artísticas e musicais. Também está prevista a participação das escolas da cidade, com a realização de atividades culturais, promovendo a integração entre tradição e educação. A programação da Semana Farroupilha em Osório é realizada pela prefeitura local, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), por meio da 23ª Região Tradicionalista (RT).

CRÉDITO
Lucas Rodrigues