CIDADESAÚDESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Profissionais de Educação realizam formação de primeiros socorros

OSÓRIO – A prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou entre os dias 1º e 03/02, um curso de formação continuada em primeiros socorros. Aproximadamente 150 servidores da Rede Municipal participaram das atividades, que ocorreram na Câmara de Vereadores e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Osvaldo Amaral.

A formação, intitulada ‘Suporte Básico de Vida nas Escolas’, desenvolvida pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), tratou de variados temas, como: diabetes, viroses, hipotermia, hipertermia, parada cardiorrespiratória, obstrução de via aérea por corpo estranho, desmaios, vertigem, crise convulsiva, conversiva, ideação ou tentativa de homicídio, queimaduras, choque elétrico, hemorragia, fraturas, entorses e transporte de acidentados, curativos simples, contato com animais peçonhentos e intoxicação exógena, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, asma, hipotensão e hipertensão.

Durante a formação, uma equipe de professores da Unesc desenvolveu junto aos cursistas, oficinas práticas de socorro para cada um dos temas estudados. A condução da formação esteve a cargo da equipe de enfermeiras e professoras da Universidade, coordenadas pela professora Zoraide Rocha.

No final, a formação teve avaliação muito positiva por parte dos servidores de Educação. O secretário da pasta, Dilson Maciel, por sua vez, destacou que essa gestão “entende a formação continuada para além do cumprimento de determinações legais ou de certificação de servidores. Para a Secretaria Municipal de Educação, formação continuada efetiva é aquela que de fato acrescenta conhecimentos aos servidores, levando-os a qualificar sua atuação. Como consequência, nossas crianças e adolescentes passam uma educação de mais qualidade”, afirmou o secretário de Educação.