Prefeitura de Capão Canoa realiza campanha de combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Na tarde desta terça-feira, dia 21 de maio, a Prefeitura Municipal de Capão Canoa, através das Secretarias de Assistência e Inclusão Social, Educação, Cidadania e Saúde, em parceria juntamente com o Conselho Tutelar e COMDICA, desenvolveu ações de conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O dia 18 de maio foi aprovado e instituído pela Lei Federal 9.970/2000 após forte mobilização em busca dos direitos das crianças e adolescentes contra a exploração sexual. Neste mesmo dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos.

A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa das crianças e adolescentes. A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolvem vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeitos de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual.

A campanha deste ano tem como lema: ‘’Faça bonito: Esquecer é permitir, lembrar é combater.’’ Lema este que foi abordado também nas escolas municipais, alertando as crianças a denunciarem quaisquer atos de abuso ou exploração sexual.

Em ato realizado na tarde desta terça-feira, em frente a Prefeitura Municipal, foi entregue materiais de divulgação da Campanha, alertando a população.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, reforça a importância da data. “Queremos convocar todas as pessoas da comunidade, todos os órgãos públicos, entidades privadas e a imprensa para que possamos, cada vez mais, combater o abuso infantil”, destaca.