Polícia Civil possibilita atendimento por meio de Delegacia Online

Polícia Civil possibilita o registro de praticamente todo o tipo de ocorrência por meio da Delegacia Online.

O registro de uma ocorrência policial para fatos criminais em geral é a nova ferramenta disponibilizada pela Delegacia Online (DOL) da Polícia Civil Gaúcha. A fim de prevenir o crescimento de casos do novo coronavírus, pela circulação e contato de pessoas, a Instituição passa a registrar nos plantões de suas delegacias apenas casos que exijam a intervenção policial imediata, como homicídio, latrocínio, estupro, roubo, recuperação e devolução de veículos e violência doméstica. Além da nova ferramenta, criada em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), 29 fatos criminais específicos que já existiam na página permanecem disponíveis para registro. 

Conforme a Chefe de Polícia, a delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, a medida é de extrema importância, uma vez que a Instituição se alia aos órgãos de saúde e autoridades dos setores competentes na luta contra a proliferação do Coronavírus. “É preciso conscientizar a população de que o trabalho da Polícia Civil não parará, mas que alguns serviços podem, sim, ser eficientes e atenciosos, mesmo quando não feitos em guichês de delegacias. Nesse momento, a intenção é diminuir o fluxo de pessoas nas ruas, e, pra isso, a DOL é um dos instrumentos mais eficazes oferecidos pela Polícia”, afirma a delegada. 

Como Registrar 

1. Acesse o site da Delegacia Online, por meio de um computador, tablet ou smartphone (www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol). 

2. Tenha em mãos documento de identidade ou CPF. Também é necessário endereço de e-mail válido. 

3. Para outros fatos, preencha o formulário disponível na página. É nele que o cidadão irá narrar os fatos e contar, na sua versão, o que aconteceu. Já se o crime consta em uma das 29 opções específicas do site, o cidadão deve clicar no fato e seguir as instruções. 

4. A partir do início do registro já será gerado um número de protocolo com 15 dígitos, possibilitando a continuidade do preenchimento em outro momento, sendo gerado, portanto, um rascunho antes da finalização. Esse protocolo será enviado por e-mail ou mensagem de celular (o SMS é gerado apenas para quem tem Login Cidadão RS). 

5. Finalizado e enviado registro, é necessário aguardar a validação por parte da Polícia Civil para que o registro tenha validade. 

6. Para acessar a ocorrência, basta consultar o protocolo no site da DOL. A partir daí, é possível visualizar a ocorrência por meio de um PDF – documento que tem a mesma validade do que seria entregue na Delegacia de Polícia. 

7. Para imprimir a ocorrência, é preciso ter acesso a uma impressora. 

Atendimento nas delegacias 

De outra forma, os cidadãos que necessitarem de atendimento presencial não ficarão desassistidos. Todos serão orientados à higienização com álcool em gel, que será fornecido pelo órgão, tão logo adentrem as delegacias. Em locais onde não houver barreira de vidro que separe o servidor do indivíduo, deverá ser adotada uma distância mínima 1,5 metros para atendimento. 

O alerta, no entanto, é para atendimento de quem apresentar sintoma respiratório (gripe, espirro, coriza, secreção nasal etc.), que ficará condicionado à proteção da saúde do servidor policial. Os responsáveis pelas delegacias também estão orientados a evitar a entrada simultânea ou a aglomeração de pessoas, principalmente nos plantões.