A esgrimista Monica dos Santos terminou sem medalhas na sua 2ª participação nos Jogos Paralímpicos. A atleta natural de Santo Antônio da Patrulha disputou duas provas na esgrima sobre cadeira de rodas, pela categoria B.
No sabre, Monica acabou perdendo as cinco lutas que disputou: 1 x 5 Chisato Abe (Japão), 1 x 5 Boglarka Mezo (Hungria), 1 x 5 Olena Fedota (Ucrânia), 3 x 5 Irina Mihvrova (Comitê Paralímpico Russo) e 0 x 5 Shumei Ian (China).
Já no Florete, a patrulhense acabou caindo na segunda fase. Nos duelos do grupo Monica acabou vencendo a atleta da Geórgia Irma Khetsuriani por 5 a 3. Depois foram três para Yuen Ping Chung (Hog Kong), Rong Xiao (China) e Beatrice Maria Vio (Itália) pelos placares de 4 x 5, 1 x 5 e 1 x 5. Na última luta da 1ª fase, a brasileira deu o troco na japonesa Abe e venceu por 5 a 0.
Porém, na primeira luta eliminatória, Monica foi derrotada pela russa Ludmila Vasileva por 2 a 5, e despediu de Tóquio. Agora, a brasileira vai se preparar para tentar ir a sua 3ª Paralimpíada, em Paris daqui a três anos.
MEDALHA BRASILEIRA
A única conquista do Brasil na esgrima em Tóquio foi com Jovane Guissone na Classe B. O gaúcho perdeu a final da espada para o russo Andrei Kuzyukov pelo placar de 8 a 15 e acabou ficando com a prata.
Foto: CPB