A seleção brasileira de Futebol de 5 (para deficientes visuais) terminou a primeira fase dos Jogos Paralímpicos de Tóquio invicta. A terceira vitória em três jogos veio no início da manhã de terça-feira (31/08), em uma goleada por 4 a 0 para cima da França.
Mas se engana, quem pensa que o jogo foi fácil. Jogando com um time totalmente reserva e sem contar com os principais jogadores: Ricardinho e Jefinho (poupados), a seleção brasileira teve dificuldade contra a forte marcação francesa.
Sem ter nada a perder, visto que já estava eliminada, a seleção europeia foi para cima e por pouco não abriu o placar. Foram ao menos três chances cara a cara contra o goleiro Matheus, porém os chutes de Villeroux (duas vezes) e Niang foram para a fora.
O Brasil só melhorou na segunda metade do 1º tempo com as entradas de Nonato e Tiago Paraná. E as mudanças deram resultado. Aos 16 minutos, em cobrança de escanteio rápido, Jardiel rolou, Tiago chutou, a bola desviou na defesa, o goleiro francês espalmou e Nonato (dentro da área) só empurrou para o gol, fazendo 1 a 0 para o Brasil.
Antes do intervalo a seleção brasileira ainda teve a chance para ampliar, mas os chutes de Tiago Paraná e Nonato pararam nas boas defesas do goleiro Bartolomucci.
2º TEMPO – Diferente do início do jogo, o Brasil começou para cima na segunda etapa, chegando ao segundo gol. Aos dois minutos, Cássio foi levando a bola e chutou de longe para a defesa de Bartolomucci. Na sequência, o mesmo Cássio arriscou outro chute da intermediária e novamente parou no goleiro francês, que precisou se esticar todo para evitar o segundo gol brasileiro.
PÊNALTI! Aos seis minutos, Jardiel roubou a bola do defensor, entrou na área e na hora do chute ele foi puxado pelo jogador francês. Nonato cobrou uma bomba, não dando chance para defesa do goleiro, para fazer o 2 a 0.
BRASIL ADMINISTRA E MATA O JOGO NO FINAL
Aos 15 minutos, Nonato chutou da entrada da área, Bartolomucci defendeu, a bola tocou na trave e sobrou para Jardiel empurrar para o gol e fazer o 3 a 0. No minuto final, a seleção brasileira seguiu rodeando a área da França até que Jardiel fez bela jogada individual: o camisa seis passou por dois marcadores e na entrada da área fuzilou o goleiro francês para fechar o placar em 4 a 0.
LIDERANÇA DO GRUPO
Com a vitória o Brasil terminou na liderança do grupo A com nove pontos ganhos e garantiu a vaga nas semifinais. A França terminou com zero ponto e vai disputar o sétimo lugar. No outro jogo da chave o Japão precisava de um empate para terminar em segundo, mas os donos da casa foram derrotados pela China por 2 a 0. Com o resultado, a China termina em 2º com seis pontos e classificada para as semifinais, enquanto que o Japão com três pontos vai disputar o 5º lugar.
Foto: Bernardett Szabo