ESPORTES

Osório recebe 1ª etapa do Circuito Verão Padel Life

Foi realizada entre os dias 17 e 19 de dezembro, a 1ª etapa do Circuito Verão Padel Life 2022 – Lima & Lucas. A competição, disputada em Osório e Xangri-lá, contou com a participação de 62 duplas de todo o Estado. As disputas foram em nove categorias, sendo dividas nos naipes Masculino (Open, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª categoria) e Feminino (3ª, 4ª, 5ª e 6ª categoria).

Foram entregues troféus para as duplas campeãs e vice em todas as categorias. Além disso, na Open, foi entregue o prêmio de R$ 1,5 mil a dupla campeã. Os jogos foram disputados em set único de nove pontos, exceto a Open Masculina, que foi disputada em dois sets de seis pontos, com tie break de sete, quando necessário. Vale destacar que as partidas dos grupos aconteceram em Osório e Xangri-lá, sendo as fases finais ocorrendo apenas em Osório, nas quadras da Padel Life. A seguir veja como foi a disputa de cada categoria e os seus premiados:

6ª FEMININA – Silvana e Aninha 9 x 3 Victória e Marileia

Era passado das 17h e 30min de domingo, quando as duas duplas iniciaram a primeira final da competição. Silvana e Aninha abriram 2 a 0 aproveitando os erros da dupla adversária. No primeiro ponto, Victória acabou mandando para fora a devolução do saque de Aninha. Na sequência, a mesma Victória cometeu uma dupla falta (dois erros de saque seguidos).

A partir daí as duplas começaram uma trocação de pontos. Aninha atacou para fora, deixando 2 a 1. O 3 a 1 saiu no smash para fora de Marileia. Victória e Marileia descontaram: após boa troca de bolas, Silvana jogou para fora, deixando 3 a 2.

E os erros seguiram na partida. No sexto game, Marileia jogou outra bola para fora: 4 a 2. No game seguinte, Silvana sacou e Victória furou na devolução: 5×2. No 8º game, Marileia sacou e Silvana errou a devolução: 5×3. Depois disso, Silvana e Aninha fizeram quatro pontos na sequência e fecharam o jogo em 9 a 3.

O sexto ponto saiu no smash de Marileia que ficou na rede. No ponto seguinte, Victória sacou e Aninha acertou uma devolução na paralela: 7×3. O oitavo ponto saiu em mais um erro de Victória, dessa vez em uma bola que mandou na rede. Com Marileia sacando, o ponto jogo saiu em um smash de Marileia que ficou na rede, lance que confirmou o título de Silvana e Aninha.

6ª Feminina: Campeãs Silvana e Aninha e vice-campeãs Victória e Marileia.

6ª MASCULINA – Marco Antônio e Adriano 6 x 9 Dudu Galimberti e João Vitor

Dudu e João abriram 2 a 0, com direito a quebra de serviço no 1º game. O segundo ponto saiu após devolução errada de Marco no saque de Dudu. Depois de uma boa troca de bolas, João atacou uma bola na paralela para fora, deixando o placar em 2 a 1. No quarto game, João Vitor sacou e Adriano mandou a devolução para fora: 3×1. No game seguinte, João mandou um smash na rede, deixando o placar em 3 a 2 na 1ª virada de quadra.

No sexto game, saiu o empate. Mesmo com Dudu no saque, a dupla não conseguiu aproveitar o serviço e num ataque para fora de Dudu, Marco e Adriano deixaram tudo igual: 3 a 3. A recuperação veio no game seguinte, com nova quebra de serviço. Dudu atacou uma bola no pé de Marco, que não conseguiu salvar: 4×3. O quinto ponto saiu na sequência, após uma bola forçada de Marco para fora.

No nono game, Adriano acertou um smash em cima de João, para descontar para 5 a 4. No 10º game, Marco Antônio mandou um smash na rede: 6×4. Em seguida, Adriano e Marco conseguiram descontar para 6 a 5, no smash para fora de Dudu. Porém, João acertou um ace, deixando novamente a vantagem em dois pontos: 7×5.

Adriano e Marco ainda conseguiram descontar mais uma vez. Adriano sacou e Dudu acabou errando na devolução: 7 x 6. Mas, com dois smashs na rede de Marco Antônio na rede. Dudu e João Vitor fecharam o jogo em 9 a 6, confirmando o título da 6ª Masculina.

6ª Masculina: Campeões João Vitor e Dudu e vice-campeões Marco Antônio e Adriano.

5ª MASCULINA – André e Carlos Munhós 9 x 5 Felipe e Maurício Garcia

No duelo de pais e filhos, melhor para a família Munhós. Os Munhós saíram na frente, confirmando o serviço no saque de Maurício. O empate veio no game seguinte, quando o André atacou na paralela e Maurício não conseguiu defender. Na sequência, André acabou atacando para fora, deixando o placar em 2 a 1 para a dupla dos Garcia.

A família Munhós buscou a virada para 3×2. Primeiro, com a devolução de Felipe na rede, após saque de Carlos. E depois, com outra bola na rede, dessa vez com Maurício. A partir daí André e Carlos começaram a tomar conta do jogo e deslancharam no marcador.

O 4º ponto saiu no Ace de André. O quinto, na bola na rede de Felipe. Já o sexto, teve um dedo de categoria de André. O jogador ameaçou dar um smash e na última hora só largou a bola, matando a dupla adversária e fazendo 6×2 no placar.

Após uma troca de pontos, Felipe e Maurício Garcia chegaram a esboçar uma reação, descontando para 7 a 5, aproveitando dois erros de Carlos. No 1º, ele mandou o smash para fora. Já no game seguinte, mesmo com Carlos sacando, a dupla Munhós não conseguiu confirmar o serviço e perderam o game, no ataque na rede de Carlos.

O ponto decisivo saiu no 13º game. Maurício foi para o saque podendo deixar a sua dupla a um ponto de André e Carlos e mais viva do que nunca no confronto. Porém, depois de uma troca de bolas, o ataque de Felipe acabou parando na rede: 8×5. André foi para o saque para fechar o jogo. Com dois match points a seu favor, a família Munhós desperdiçou o 1º, na bola na rede Carlos. Mas no lance seguinte, Maurício devolveu na rede o saque de André, fechando o jogo em 9 a 5 e confirmando o título da família Munhós.

5ª Masculina: Campeões André e Carlos e vice-campeões Maurício e Felipe.

OPEN MASCULINA – Alex Sebem/João Boeira 2 (6-6) x 0 (3-3) Juninho e Théo

O jogo mais esperado da noite, colocou frente a frente a experiência de Sebem e João contra a juventude de Juninho e Théo. O ginásio da Padel Life parou para ver quem seria os grandes campeões da categoria Open Masculina e levar o valor de R$ 1,5 mil reais para casa.

O 1º set começou com Théo e Juninho melhores, abrindo 2 a 0 no marcador. Já no primeiro game a dupla quebrou o saque de Sebem e fechou o ponto no ataque de Juninho. O segundo ponto saiu na bola para fora de Alex Sebem. A partir daí, Sebem e João entraram no jogo e buscaram a virada para 3 a 2.

O 2 a 1 saiu no ataque de Théo na rede. O empate ocorreu na quebra de serviço, fechando com o ataque de João em cima de Juninho. Já a virada, saiu após um erro de Juninho, que mandou o smash para longe. Sebem e João ainda conseguiram ampliar para 5 a 2, com direito a mais uma quebra de serviço no sexto game.

Théo e Juninho chegaram a descontar no oitavo game, quando Théo sacou e Sebem furou na devolução: 5 x 3. Mas no game seguinte, Sebem e João fecharam o primeiro set em 6×3. Alex sacou e Théo mandou para fora a devolução.

2º SET – Igual ao primeiro set, Juninho e Théo saíram na frente, após ataque para fora de João. Dessa vez Sebem e João reagiram rapidamente e fizeram 1×1 depois que Juninho mandou o smash na rede. O confronto seguiu equilibrado, com troca de pontos e os games sendo decididos em erros.

No terceiro game, João mandou o ataque na rede: 2 a 1. Na sequência, foi a vez de Juninho mandar um lobe para fora e deixar tudo igual novamente: 2×2. A primeira quebra de serviço do set só saiu no 5º game. João acertou uma bela bola na diagonal e Théo acabou devolvendo na rede. Era a virada de Sebem e João para 3 a 2.

Com Sebem no saque, a dupla confirmou o serviço para fazer o 4×2, ponto que veio na devolução na rede de Théo. A agilidade para buscar bolas praticamente impossíveis foi um destaque em todo o confronto por parte de Théo e Juninho, principalmente no sétimo game, quando a dupla descontou para 4 a 3, no smash de Juninho.

Se não dava para competir na agilidade dos garotos, Sebem e João usavam da força, soltando ataques indefensáveis contra a dupla adversária. Foi assim, que eles fecharam o oitavo game, no smash de João. Pressionado, Juninho foi para o saque e viu Sebem e João ficarem a uma bola do título. O ponto do campeonato saiu no ataque na rede de Théo, lance que fechou o set em 6×3 e definiu a vitória de Sebem e João por dois sets a zero. Além dos troféus, a dupla levou para casa a quantia de 1,5 mil reais em dinheiro.

Open Masculina: Campeões João e Sebem e vice-campeões Juninho e Théo.

3ª FEMININA – Vitória Ramos/Laura Gabech 9 x 4 Mariana Baloini/Roberta

Vitória e Laura não tiveram dificuldades para derrotarem Mariana e Roberta. A dupla chegou a abrir 3 a 0 no início da partida, com direito a duas quebras de serviço. No primeiro ponto, Roberta mandou o lobe para fora. Na sequência Mariana tentou uma largada e a bola parou na rede. Já o 3º ponto saiu em um belo smash de Laura na paralela.

Mari e Roberta chegaram a descontar para 3 a 1, na bola para fora de Laura. Mas depois, só deu Vitória e Laura. No quinto game, Roberta soltou o braço e mandou o smash para fora: 4×1. No 6º game, Laura acertou outro smash na paralela para fazer o 5 a 1. Vitória e Laura ainda ampliariam a vantagem para 7×1, com duas bolas de Mariana na rede.

Mariana e Roberta ameaçaram uma reação, mas a larga diferença no placar não acabou ajudando. No nono game, após belo rali, Roberta fechou o ponto com um smash: 7×2. Na sequência, Roberta acabou errando uma bola na diagonal, deixando o placar em 8×2 e Vitória e Laura a um ponto do título.

Mari foi para o saque e na devolução para fora de Laura, o jogo ficou 8×3. No game seguinte, Mariana e Roberta conseguiram salvar dois match points e ainda quebrar o serviço para fazer o quarto ponto. Com a parcial em 40×30, Laura tentou uma largada e mandou a bola na rede. No ponto decisivo, Laura voltou a errar, dessa vez com um smash para fora. No 13º game, mesmo com Roberta no saque, Vitória e Laura conseguiram abrir 40 a 0 na parcial. E dessa vez, a dupla conseguiu aproveitar a vantagem e fechar a partida no primeiro match point, quando Roberta tentou uma largada e mandou a bola na rede. Final de jogo, 9×4 para Vitória e Laura e título da 3ª Feminina confirmada.

3ª Feminina: Campeãs Laura e Vitória e vice-campeãs Roberta e Mariana.

4ª MASCULINA – Matheus Rijo/Ângelo 8 (7) x 8 (5) Fernando Policarpo/Felipe Appel

Já passava das 21h de domingo (19), quando as duplas entraram em quadra para a última decisão da noite. E justamente, o último jogo da competição, seria o mais emocionante. Quem permaneceu no ginásio do Padel Life para ver a final assistiu um baita confronto, com uma virada sensacional e que só foi definido no tie break.

A partida começou equilibrada. Com Ângelo no saque, Fernando e Felipe começaram errando muito e viram a dupla adversária abrir o placar no ataque de Matheus. O empate saiu na sequência, após Ângelo mandar o lobe para fora. No 3º game, Matheus acertou um belo ace, fazendo 2 a 1. No quarto game, Fernando deu um smash em cima de Ângelo, que ainda tentou devolver, mas mandou a bola na rede: 2×2. No 5º game, Ângelo acertou o smash, fazendo 3 a 2 no placar. Mas novamente Fernando e Felipe buscaram o empate, depois que Matheus mandou para fora a devolução do saque de Fernando.

A primeira quebra de serviço ocorreu no sétimo game, ponto que mudou a cara do jogo. Depois de quebrar o serviço no saque de Matheus, Fernando e Felipe conseguiram fazer 7 a 3, após começarem a soltar o abraço, abrindo uma ótima vantagem no marcador. A sequência de quatro pontos seguidos teve direito a duas quebras de serviço e três erros não forçados de Ângelo, que não conseguiu devolver os ataques de Fernando e Felipe.

No 11º game, uma nova mudança do jogo. Matheus e Ângelo começaram uma reação e foram buscar uma partida que estava quase perdida. Tudo começou quando Matheus fechou o quarto ponto com um ace. O 5º ponto saiu na quebra de serviço. Depois de um rali, Matheus fechou a parcial com um lindo smash. No game seguinte, mais um ace de Matheus Rijo, deixando o placar em 7×6.

O empate sairia em uma nova quebra. Com Fernando no saque, Rijo e Ângelo abriram 0x40 no game. Fernando e Felipe chegaram a empatar em 40×40, mas no ponto decisivo Fernando errou a largada, mandando na rede: e o jogo estava igualado em 7×7. Se o empate já era difícil, imagina a virada? E isso aconteceu. Ângelo sacou e Felipe mandou a devolução para fora, confirmando a virada de Rijo e Ângelo.

No game decisivo, Felipe não sentiu a pressão do saque e sua dupla abriu 40×0 na parcial. Na diagonal de Ângelo para fora, Felipe e Fernando fecharam o game, empatando o duelo em 8 a 8 e levando a decisão para o tie break.

TIE BREAK – Assim como o jogo, o tie break começou equilibrado. No 1º game, Ângelo cometeu dupla falta ao mandar os dois saques na rede, deixando o jogo em 1 a 0 para Fernando e Felipe. O empate saiu na sequência, quando Fernando mandou o ataque na rede. Fernando e Felipe voltaram a frente no smash de Appel: 2 a 1. Mas no game seguinte, a dupla adversária empatou, após Felipe mandar na rede a devolução do saque de Matheus. No quinto game, aconteceu a virada. Ângelo acertou um belo smash para fazer 3 a 2. Aí foi a vez de Fernando e Felipe buscarem o empate, no ataque para fora de Ângelo: 3×3.

O sétimo game começou a definir a partida. Mesmo com Felipe no saque, Ângelo conseguiu acertar um belo ataque em cima de Appel, para fazer o 4 a 3. Na sequência, Ângelo foi para o saque e conseguiu confirmar os dois serviços, fazendo 6×3 no marcador. Primeiro, Felipe mandou para a devolução do saque. Já no ponto seguinte, Ângelo atacou uma bola no pé de Felipe, que não conseguiu devolver.

 Faltando um ponto para o título, Rijo e Ângelo viram Fernando e Felipe esboçarem uma reação que no final, não deu em nada. No 10º game, Matheus mandou o lobe para fora, deixando o jogo em 6×4. Na sequência, Fernando deu o 2º saque e Ângelo devolveu na rede: 6×5. Matheus foi sacar para vitória. Após boa troca de bolas, Rijo atacou na diagonal e Felipe acabou devolvendo na rede. Final de jogo, vitória de Matheus e Ângelo no Tie Break pelo placar de 7 a 5 e título da 4ª Masculina garantido.

4ª Masculina: Campeões Matheus e Ângelo e vice-campeões Felipe e Fernando.

COLOCAR EM QUADRO

5ª FEMININA Campeãs Cristiane e Ivanise e vice-campeãs Ariadne e Gabriela.
4ª Feminina: Campeãs Tati e Mariane e vice-campeãs Caroline e Jéssica.
3ª Masculina Campeões Lucas e Nando e vice-campeões Rafael e Felipe.
Fernanda, Nando e Camila Vargas, organizadores do evento.

CIRCUITO VERÃO PADEL LIFE 2022 – Lima & Lucas – 1ª etapa

FOTOS: Divulgação