Osório e Santo Antônio da Patrulha participam da 36ª Feira de Negócios Turísticos
Entre os dias 25 e 26 de março, ocorreu em Porto Alegre, a 36 edição da Feira de Negócios Turísticos, Ugart. O evento, com foco em agentes de viagens, foi realizado no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul. A feira teve como objetivo proporcionar atualização, conhecimento, relacionamento e oportunidades de negócios ao agente de viagem.
Representando o município de Osório estiveram presentes o coordenador de Turismo e Cultura Eraldo Júnior e o assessor Diogo da Rosa Silva. Já a cidade de Santo Antônio da Patrulha (SAP) foi representada pelo secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Cristiano Quevedo; pela Diretora de Turismo, Carmem Monteiro; pela técnica em turismo, Maria Eduarda Braga; e Antônio Valente, diretor do Campus da Universidade Federal do Rio Grande (Campus FURG-SAP).
Na ocasião, os dois municípios do Litoral Norte gaúcho apresentaram a proposta de Regionalização do Caminho Gaúcho de Santiago, seguindo as orientações do Ministério do Turismo. O novo caminho deverá ser lançado oficialmente no dia 19 de outubro, quando o Caminho Gaúcho, baseado no Caminho de Santiago de Compostela, passará a ter três percursos ou saídas: duas já existentes em Santo Antônio, junto à ERS-030 e a terceira, inédita, do Morro da Borússia, em Osório, chegando todas ao Centro Histórico de SAP. Essa proposta é a primeira fase da integração turística entre Santo Antônio da Patrulha e Osório, atendendo uma das metas do plano turístico.
Por outro lado, no mesmo evento, foi lançada a proposta da Rota Luzitana, um projeto da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) no qual integrará o RS e o Uruguai, chegando até a Colônia do Sacramento. Santo Antônio, que integrará esse novo produto turístico, foi representado na ocasião pelo presidente da IGR Litoral Norte Gaúcho, Flávio Holmer, que expôs vários aspectos da colonização açoriana no município.
Foto: Divulgação