Osoriense recebe Chama Crioula

Osoriense recebe Chama Crioula

Durante o último final de semana, o Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, em Alegrete (Fronteira Oeste), recebeu a 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul. O evento, organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), contou com mais de 1,4 mil cavaleiros das trinta Regiões Tradicionalistas (RT) do Estado, além de Santa Catarina, Argentina e Uruguai.

A programação iniciou-se na noite de sexta (16), com o Espetáculo Farroupilha de Geração da Chama Crioula, realizado no Palco Principal. Após a solenidade oficial, o público foi brindado com um show de César Oliveira e Rogério Melo. Além das apresentações, os visitantes puderam conferir a Exposição Vultos Rio-Grandenses, com curadoria de Jeandro Garcia.

No momento crucial do acendimento da chama, o vice-presidente de Cavalgada do MTG, Ildo Wagner, fez a retirada da Centelha, dando início oficial à distribuição, que passará pelas 30 RTs do RS, além de quatro de SC. Já no sábado (17), houve o ato de Distribuição da Chama Crioula e a tradicional Cavalgada. O coordenador da 23ª RT (que abrange os 23 municípios do Litoral Norte), o osoriense Edson Sana, foi o responsável por receber a Chama que será trazida para a região.

Ainda no sábado, houve a realização do Simpósio de Integração Cultural “05 Gaúchos e Los Gaúchos: A Vida no Pampa”, na Arena do Conhecimento, além do show de Catherine Vergnes e o Baile com Alma Gaudéria. A programação se encerrou no domingo (18), com uma Mateada e diversas apresentações artísticas.

Fernando Sana percorrerá 1.150 quilômetros para trazer Chama Crioula de Alegrete até o município de Osório.
Fernando Sana percorrerá 1.150 quilômetros para trazer Chama Crioula de Alegrete até o município de Osório.

INÍCIO DO PERCURSO

Após receberem a Chama, os representantes da 23ª Região Tradicionalista iniciaram na segunda-feira (19), o retorno para o Litoral Norte. A caravana conta com 22 cavaleiros, além de 15 automóveis, seis caminhões e 12 reboques, totalizando cerca de 50 pessoas. Ao todo, serão percorridos 1.150 quilômetros. Serão 23 dias de cavalgada até a chegada em Osório, prevista para ocorrer em 10 de setembro. Logo após, a Chama Crioula será levada para os demais municípios da região, chegando até Torres, finalizando nas cidades catarinenses de Passo de Torres e Sombrio.

CRÉDITO
Divulgação